“Favor não importunar Darwin moribundo com notícias de evidências científicas contrárias e devastadoras à sua teoria!”

quinta-feira, junho 29, 2006

Darwin se encontra gravemente enfermo há mais de um século numa UTI no GHNF – Grande Hospital Naturalista Filosófico de Londres. Como Darwin inspira sérios cuidados, o porta-voz da equipe médica leu o seu boletim médico, e emitiu a seguinte nota para a Grande Mídia Internacional [GMI]:

Apesar do tratamento da Nova Síntese ter sido aplicado no século XX numa tentativa ad hoc de recuperá-lo, a saúde epistêmica do nosso venerando paciente Darwin inspira cuidados extremos. Favor não importunar Darwin moribundo com essas notícias de evidências científicas contrárias e devastadoras à sua teoria geral da evolução! Fica terminantemente proibido tecer comentários publicamente sobre o seguinte (especialmente nas escolas):

1. Informação Complexa Especificada.

2. Código Digital ao longo do DNA [se o olho causava calafrios em Darwin, senhores, isso pode matá-lo de apoplexia epistemológica].

3. Um registro fóssil que demonstra o surgimento abrupto de todos os principais filos [isso não é obra dos criacionistas obtusos nem da turma perversa do Design Inteligente, mas do ‘registro fóssil’ mais do que perfeito].

4. Maquinaria molecular de complexidade irredutível [Darwin e seus pares sequer sabiam o que hoje qualquer aluno do ensino médio sabe realmente sobre uma célula].

5. Um mecanismo natural que não tem poder criativo [é tão-somente conservador – o mais apto sobrevive, sempre!].

6. Como a hipótese do ancestral comum pode ser falseada?

7. A evolução é um FATO, só que nós não sabemos qual foi exatamente o mecanismo [ou os mecanismos – se não for ‘x’ então é ‘y’, se não for ‘y’ então é ‘z’, se não for ‘z’ acabou o abc]...

8. A biologia evolutiva depende de uma epistemologia especialmente criada para si: reconstruções históricas de eventos que não podem se repetir e que precisam ser aceitos pela fé (oops, axiomas a priori, pois cada vez mais os evolucionistas estão falando como os criacionistas...).

9. Design Inteligente (argh, isso é assassinar Darwin de vez...).

Enquanto isso no mercado das idéias, Dawkins, Dennett, e outros lépidos garotos-propaganda de Darwin quase órfãos anunciam na Grande Mídia Internacional: “Por favor, aceitem nossas ‘notas promissórias epistêmicas’, nossos ‘cartões de créditos Natura non Facit Saltum’, e continuem confiando em Darwin, pois ele tem crédito e aval a longuíssimo prazo do FMI [Fundo Macroevolutivo Inadimplente]...”

O Dr. Episteme Kuhn Popper Feyerabend faz mais uma leitura dos aparelhos epistemológicos de última geração que sustentam Darwin moribundo na UTI [Último Tratamento Inútil], olha ternamente para a quase viúva Nomenklatura científica e não vê mais recursos científicos para mantê-lo vivo...