A ‘blogosfera’ científica dos ferozes ‘pitbulls’ de Darwin

terça-feira, julho 11, 2006

O JC e-mail 3052, de 06 de julho de 2006 destacou o artigo da Agência Fapesp intitulado ‘Blogosfera’ científica sobre a lista de blogs de ciência mais populares nos EUA que a revista Nature publicou recentemente.

Os blogs populares são mantidos por alunos de graduação e pesquisadores renomados.

Entre os ‘pesquisadores renomados’ a Nature entrevistou Phil Z. Myers:

“Na maioria das vezes, faço apenas um texto sumarizado dos conceitos apresentados em sala de aula. Claro que se escrevesse como se fosse para um periódico científico não teria o mesmo sucesso”, disse Phil Myers, professor da Universidade de Minnesota, criador do Pharyngula, de biologia evolutiva.

Nessa ferramenta que Myers acredita ser “uma espécie de conversa de bar[sic], como as que ocorrem no intervalo dos eventos científicos” a revista Nature deveria ter acolhido algumas das intervenções deste cientista mal educado e destemperado em relação aos críticos e oponentes da teoria da evolução.

Só que no manual de etiqueta de P. Z. Myers ele recomenda tratar os antievolucionistas de modo inusitado: “Eu digo, FODAM-SE [sic] as palavras educadas e a retórica cuidadosa. Chegou a hora dos cientistas colocarem suas BOTAS COM BICO DE AÇO e SOCO INGLÊS, e ir lá fora e DETONAR OS LUNÁTICOS E IDIOTAS” [sic]. Vide Evolution News.

[Nota deste blogger: Desculpem eu ter conspurcado este blog com este linguajar fulo e chulo, mas eu me vi obrigado a desmascarar este cientista mal educado e insolente].

Entre os cinco mais aparece o blog Panda’s Thumb: um outro blog anti-DI que PZ Myers contribui freqüentemente. Certa vez ele respondeu ali sobre a estridência de suas colocações: “Por favor não tente me dizer que você faz objeção ao tom de nossas reclamações. O nosso problema é que nós não somos bastante marciais, ou bastante vigorosos, ou bastante ruidosos, ou bastante zangados. As únicas respostas apropriadas deveriam envolver alguma forma de fúria justa, muito chute na bunda [sic], e a crítica e humilhação públicas de alguns professores, muitos membros de diretoria de escolas, e um vasto número de políticos imorais da extrema direita”. [ênfase inexistente]

Eu não me surpreendi com a escolha da revista Nature. Um pouco de história da ciência ajuda aos mais jovens. A revista Nature não mudou muito desde quando foi fundada em 1867 e quando Thomas Huxley e a sua turma de ‘buldogues de Darwin’ ganharam poder absoluto ali. Deixando de lado o número de visitantes daqueles dois blogs, fica aqui a pergunta – é este tipo de atitude na discussão de questões controversas que a revista Nature, o JC E-Mail [SBPC] e a FAPESP endossam?