A “Caixa de Preta de Darwin” foi aberta há 10 anos e a Nomenklatura científica não conseguiu falsear a tese de Behe!

quinta-feira, julho 06, 2006

Há exatamente dez anos atrás Michael J. Behe, até então um desconhecido professor de Bioquímica da Universidade Lehigh, na Pensilvânia, Estados Unidos, escreveu o livro “A Caixa Preta de Darwin: O Desafio da Bioquímica à Teoria da Evolução”. A tese polêmica e controversa de Behe: a ‘complexidade irredutível’ de sistemas biológicos não pode ser obtida via processo gradual darwiniano.

O flagelo bacteriano se tornou o mascote do movimento do Design Inteligente e a grande dor de cabeça e um sério desafio epistêmico para a Nomenklatura científica desde então. Nem os maiores cientistas, nem todas as universidades, departamentos e institutos de biologia do mundo conseguiram refutar a tese de Behe. NOTA BENE: NEM OS MAIORES CIENTISTAS, NEM TODAS AS UNIVERSIDADES, DEPARTAMENTOS E INSTITUTOS DE BIOLOGIA DO MUNDO CONSEGUIRAM REFUTAR A TESE DE BEHE.

O pior embaraço nisso tudo é que o flagelo é de uma ‘simples’ bactéria, mas a teoria é noticiada exagerada e acriticamente na Grande Mídia internacional e tupiniquim como sendo ‘a mais apoiada de todas as teorias científicas pelas evidências assim como a lei da gravidade’, mas aqui se mostra extremamente impotente e muda...

Nada como celebrar uma vitória contra a arrogância epistêmica dos atuais mandarins da Nomenklatura científica. Behe acabou de lançar a edição comemorativa dos dez anos da solidez de sua tese: “Darwin’s Black Box, 10th Anniversary Edition”. Vale a pena comprar o livro só para ler um epílogo de 18 páginas!

Alô Jorge Zahar Editor – já está na hora de lançar aqui no Brasil esta edição comemorativa. Mercado existe.

Behe afirma – “Hoje, com as denúncias frescas sendo feitas quase que semanalmente por sociedades científicas bem como das salas de editorias de jornais” do establishment da mídia científica, “uma década após a publicação do A Caixa Preta de Darwin, o argumento científico a favor do design é mais forte do que nunca... o argumento do livro a favor do design permanece”.

Apesar do enorme progresso da bioquímica nos anos que se seguiram, apesar de centenas de comentários inquiridores em periódicos tão diversos como The New York Time, Nature, Christianity Today, Philosophy of Science e Chronicle of Higher Education, apesar da implacável oposição de alguns cientistas nos mais altos níveis, o argumento do livro a favor do design permanece.

Fora atualizar a lista de nomes dos meus filhos na seção de reconhecimento (adicionados Dominic, Helen, e Gerard), há pouco do texto original que eu mudaria se o escrevesse hoje”. BEHE, M. J., "Darwin's Black Box: The Biochemical Challenge to Evolution," [1996], New York, Free Press, 2006, p.255.

O mais impressionante de tudo isso, conforme Behe bem salientou é que “para a ciência moderna, dez anos é uma era”, e a década dos anos 1990s não foi nenhuma exceção, especialmente com o progresso rápido do “progresso no entendimento de como a maquinaria da vida funciona” incluindo “o cílio e o flagelo” usados por Behe como exemplos de complexidade irredutível. Além disso, “os mecanismos que as células usam para construir” são hoje “conhecidos como sendo sistemas moleculares surpreendentemente sofisticados, como fábricas automatizadas que produzem motores de popa”.

QED – “o caso a favor do design inteligente da vida se torna exponencialmente mais forte”.

A bioquímica avançou muito, e um pouco mais de uma década a primeira seqüência genômica de um ser vivo foi publicada – uma minúscula bactéria chamada Haemophilus influenzae. Hoje nós temos centenas de genomas seqüenciados, e o progresso na elucidação genômica tem sido acompanhado do entendimento de como a maquinaria da vida funciona. Os mecanismos que as células usam para construir o cílio e o flagelo descritos no capítulo 4 eram quase que totalmente desconhecidos quando o livro foi escrito.

Hoje eles são conhecidos como sendo impressionantemente sofisticados sistemas moleculares em si mesmos. Resumindo, como a ciência avança implacavelmente, o fundamento molecular da vida não está ficando um pouco menos complexo do que há uma década atrás; está ficando exponencialmente mais complexo. À “medida que fica, o caso a favor do design inteligente da vida fica exponencialmente mais forte”, Behe, 2006, p. 256.

Quase no final do seu epílogo Behe destaca:

“As probabilidades futuras de êxito do design são excelentes, porque elas se apóiam não em preferências de nenhuma pessoa ou de nenhum grupo, mas em dados. A ascensão da hipótese do design inteligente não é devido a nada que eu ou qualquer outro indivíduo tenha escrito ou dito, mas ao grande avanço da ciência em entender a vida. Mesmo apenas cinqüenta anos atrás era bem mais fácil acreditar que a evolução darwiniana pudesse explicar a base da vida, porque tão pouco era conhecido.

Mas assim que a ciência avançou rapidamente e a complexidade impressionante da célula se tornou nítida, a idéia de design inteligente se tornou mais e mais convincente. A conclusão do design inteligente é fortalecida por cada novo exemplo de maquinaria molecular elegante e complexa ou sistema que a ciência descobre na base da vida. Em 1966, aquela elegância podia ser claramente vista, e nos últimos dez anos tem aumentado consideravelmente. Não há razão de esperar que isso venha diminuir brevemente”. (Behe, 2006, p. 270).

Pobre Darwin… a sua teoria geral da evolução é hoje meramente um mito de criação do naturalismo filosófico travestido de ciência...

Pobre ciência, no cativeiro do naturalismo filosófico...