A TDI é uma posição filosófica equivocada...

quinta-feira, novembro 23, 2006

O Zarinha Centro de Cultura em João Pessoa, Paraíba vai mais uma vez apresentar uma palestra sobre a TDI. Desta vez por um filósofo, Prof. Dr. José Trindade Santos, que vai abordar a TDI como uma visão filosófica equivocada.

O dr. Trindade é um ilustre e renomado palestrante que sabe que a idéia de design e evolução já era considerada pelos filósofos gregos antigos. Não dá para entender por que 'pinçou' exclusivamente a TDI e apresentará como sendo uma idéia filosófica equivocada. Filósofo de mão cheia, o palestrante sabe que a filosofia lida com 'causas últimas'. A TDI não se aventura nisso, nem tampouco com a origem do Homem, muito menos com a origem e evolução da vida. Nós apenas afirmamos que certos eventos no universo são melhor explicados por causas inteligentes e que essas causas são empiricamente detectadas.



Nós seguimos a máxima de Francis Bacon -- perguntar à natureza e buscar as respostas pelas evidências. Nós afirmamos que as 'causas inteligentes' existem e são empiricamente detectadas na natureza. Isso não é filosofia, é ciência. Mesmo assim, é bom que a TDI continue sendo abordada. Muito mais agora, pois se a TDI for falseada pelo palestrante, segundo Popper, a TDI é uma teoria científica pois se sujeita ao crivo dos seus pares na Academia.

É notável o interesse dos filósofos em quererem 'desbancar' a TDI como teoria científica quando isso é papel para os biólogos que até agora não se aventuraram nesta empreitada porque sabem que estão dando status científico a uma idéia até aqui considerada absurda pela Academia.

Mesmo assim, o Zarinha Centro de Cultura está de parabéns -- lá existe muito mais liberdade acadêmica de se discutir livremente quaisquer assuntos do que nas universidade públicas e privadas do Brasil. Um exemplo a ser seguido pelos mandarins da Nomenklatura científica tupiniquim.