David Berlinski, agnóstico dos bons, desafia Darwin e defende o DI

quarta-feira, maio 09, 2007

Para os que são ‘céticos’ globalizados sobre a Teoria do Design Inteligente [TDI], maldosa, capciosamente e intencionalmente designada na Grande Mídia de Pindorama como “criacionismo disfarçado”, “criacionismo em smoking barato”, “primo do criacionismo”, “neocriacionismo” e otras cositas mais, eles não sabem, ou se sabem, fingem não saber que a TDI por ser uma teoria científica minimalista [certos eventos no universo e nos objetos bióticos são melhor explicados por causas inteligentes empiricamente detectadas na natureza] tem atraído céticos e agnósticos de boa cepa como David Berlinski.

Sou suspeito para falar deste amigo, mas vou deixar os meninos e as meninas de Darwin que importunam ao meu amigo Michelson Borges, o que os outros disseram sobre obscuro proponente e defensor da Teoria do Design Inteligente:




Editora Globo:

David Berlinski nasceu na cidade de Nova York e estudou nas universidades Columbia e Princeton. PhD em matemática, é conferencista, ensaísta e autor de romances, além de ter produzido diversos trabalhos sobre análise de sistemas, biologia teórica, filosofia analítica e filosofia da matemática. Também escreve poesia. Já lecionou em uma dezena de instituições norte-americanas e atuou como pesquisador nas áreas de computação e física em institutos de pesquisa em todo o mundo. Seus livros já foram traduzidos para mais de dez idiomas. Dele, a Editora Globo publicou O advento do algoritmo e O dom de Newton. Hoje, o autor vive em Paris.

+++++

E uma resenha de Mauro Roisenberg, do Departamento de Informática e Estatística da UFSC, Florianópolis, SC. Roisenberg não faz parte do NBDI, e desconheço suas opiniões sobre o darwinismo.


http://www.inf.ufsc.br/resi/edicao08/Resenha6Mauro.pdf

+++++

Leiam o livro do Berlinski, não se esqueçam que o homem é Ph. D. em matemática por Princeton University − uma universidadezinha metida a besta entre as melhores do mundo. Não sei o quê Einstein foi fazer lá.