DARWIN: A peça publicitária da Folha de São Paulo diz tudo e não diz nada

domingo, junho 03, 2007

No dia 30 de maio de 2007, no caderno Ilustrada da Folha de São Paulo, p. E8 foi publicada uma bem elaborada peça publicitária de meia página: uma propaganda-convite para a Darwin Exposição no MASP, feita pela MPM, e chancelada pela FSP, Instituto Sangari, MASP e o nosso suado dinheirinho: LEI DE INCENTIVO CULTURAL – Ministério da Cultura.

Darwin aparece de perfil olhando séria e fixamente o horizonte, como se não houvesse nenhum rival teórico ou dificuldades fundamentais no contexto de justificação de sua teoria, com uma barba feita entremeada por algumas espécies tendo um chimpanzé agarrando a ponta da barba do profeta que teve a visão mais importante de toda a humanidade em todas as eras: a origem das espécies através da seleção natural ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida.

Em letras maiúsculas lemos: TUDO SOBRE O HOMEM QUE DESCOBRIU TUDO SOBRE O HOMEM. Logo abaixo um aviso: Até 15 de julho no MASP.

A propaganda erra aqui em dois pontos. Primeiro, a hágio-exposição DARWIN não diz TUDO SOBRE O HOMEM QUE DESCOBRIU TUDO SOBRE O HOMEM. Ela tenta tão-somente reconstituir alguns aspectos da vida do naturalista inglês. Segundo, Darwin não DESCOBRIU TUDO SOBRE O HOMEM. Descobriu tão-somente o óbvio ululante: o mais apto sobrevive. Não disse até hoje como surgiu o mais apto. Esta louvaminhice, que carinhosamente chamo aqui de beija-mão e beija-pé de Darwin, tenta elevar sua teoria ao status de THEORIA PERENNIS. Não existe isso em ciência. Além do que, desde 1859 as evidências encontradas na natureza não apóiam suas especulações transformistas sobre a origem e a evolução da vida. O MYSTERIUM TREMENDUM ainda continua MYSTERIUM TREMENDUM.

Logo abaixo lemos em letras douradas: DARWIN DESCUBRA O HOMEM E A TEORIA REVOLUCIONÁRIA QUE MUDOU O MUNDO. Uau! Duas coisas me vêm à mente aqui: Darwin ainda continua um reles desconhecido entre a população, apesar da máquina oleada com o nosso suado dinheiro público ensinando a visão científica monolítica e dogmática sobre a origem e a evolução da vida, quando eles mesmos já estão pensando “recauchutar” a teoria geral da evolução: DARWIN 3.0 em 2010 porque DARWIN 1.0 e DARWIN 2.0 foram apenas tentativas epistêmicas pífias. Elas ficaram muito mais no “wishful thinking” do EMPIRICA, EMPIRICE TRATANDA.

Quanto à TEORIA REVOLUCIONÁRIA QUE MUDOU O MUNDO eu concordo plenamente: as idéias têm conseqüências. Mesmo as idéias científicas. Se o mundo mudou após Darwin, mudou sim, pra pior. Darwin nos deu a eugenia, uma “inocente” política de saúde pública para “melhorar a raça humana” (o nome moderno hoje é bioengenharia), mas também nos deu o HOLOCAUSTO das “raças inferiores” com as práticas genocidas mais hediondas de títeres como Stálin, Hitler e mais recentemente Pol Pot. Darwin impediu o avanço da ciência. Desde 1859. O caso mais recente: algumas regiões do DNA foram consideradas como “DNA lixo” sem nenhuma função. Hoje sabemos que não é assim, mas levou pelo menos duas décadas para se livrar da camisa-de-força epistemológica darwiniana para poder enxergar TELEOLOGIA naquela região. Você não verá isso nesta hágio-exposição. Os darwinistas são useiros e vezeiros em “reescrever” a hagiografia de Darwin: “O QUE DARWIN TEM DE BOM, A GENTE MOSTRA. O QUE DARWIN TEM DE RUIM, A GENTE ESCONDE”.

Esta bem elaborada peça publicitária me diz duas coisas: a hágio-exposição tem sido até aqui um fracasso de público ou Darwin é tão-somente figura importante no Brasil para uma pequena, mas poderosa parcela da população que domina sobre corações e mentes: a Nomenklatura científica e a Grande Mídia tupiniquim. Eu ainda não fui visitar esta hágio-exposição. Explico. Estou esperando alguém, um historiador da ciência, por exemplo, apontar os seus vários erros historiográficos. Antes do dia 15 de julho eu vou lá, e depois conto a HISTÓRIA que eles não ousam dizer o nome: CULTO À PERSONALIDADE. Os ídolos foram feitos para a destruição. Quem será o Finéias de Darwin?

Concluindo, eu não poderia deixar de mostrar com a maior satisfação aos mais de 45.000 visitantes deste blog a nossa peça publicitária mostrando realmente o que está acontecendo com Darwin diante dos grandes avanços da ciência que a Nomenklatura científica e a GMT são reticentes em abordar.