A origem da vida: o Mysterium tremendum continua Mysterium tremendum!

sexta-feira, junho 22, 2007

Darwin aprendeu sobre a idéia da evolução em grande parte pela leitura da crítica a Lamarck feita por Charles Lyell. Os estudantes do ensino médio e superior, e até professores universitários, aprenderão mais sobre a teoria do Design Inteligente, pelo menos em parte, lendo artigos assim:

O modelo cosmológico da inflação eterna e a transição do acaso para a evolução biológica na história da vida

Eugene V Koonin
National Center for Biotechnology Information, National Library of Medicine, National Institutes of Health, Bethesda, MD 20894, USA

Biology Direct 2007, 2:15 doi:10.1186/1745-6150-2-15

A versão eletrônica deste artigo em PDF [405 KB] encontrada em: http://www.biology-direct.com/content/2/1/15

Abstract

Histórico

Desenvolvimentos recentes em cosmologia mudaram radicalmente a concepção do universo bem como as próprias noções de “provável” e “impossível”. O modelo da inflação eterna implica que todas as histórias macroscópicas permitidas pelas leis da física são repetidas num infinito número de vezes no multiverso infinito. Em contraste aos modelos cosmológicos tradicionais de um único e finito universo, esta cosmovisão fornece para a origem de um infinito número de sistemas complexos por acaso, até mesmo a probabilidade da complexidade surgindo em qualquer região dada do multiverso é extremamente. Esta mudança na perspectiva tem profundas implicações para a história de qualquer fenômeno, e a vida na Terra não pode ser uma exceção.

Hipótese



A origem da vida é um problema de quem veio primeiro ― o ovo ou a galinha: para a evolução biológica que é governada, principalmente, pela seleção natural, iniciar, os sistemas eficientes de replicação e tradução são exigidos, mas até os mais simples núcleos desses sistemas parecem ser produtos de seleção extensiva. A solução (parcial) atualmente favorecida é um mundo RNA sem as proteínas no qual a replicação é catalisada pelos ribozimas, e que servem de berço para o sistema de tradução.
Todavia, o mundo RNA enfrenta os seus difíceis problemas, pois a replicação catalisada de ribozima de RNA permanece uma hipótese, e as pressões seletivas por trás da origem da tradução permanecem misteriosas. A inflação eterna oferece uma alternativa viável que é insustentável num universo finito, i.e., que um sistema acoplado de tradução e replicação surgiu por acaso, e se tornou o estágio importante do qual a evolução biológica, centrada em torno da seleção darwiniana, começou. Um corolário desta hipótese é que um mundo RNA, como uma população diversa de moléculas de RNA replicadoras, pode nunca ter existido. Neste modelo, o palco para a seleção darwiniana é montado pela seleção antrópica de sistemas complexos que rara, mas inevitavelmente surgem por acaso no universo infinito (multiverso).

Conclusão

A plausibilidade de modelos diferentes para a origem da vida na Terra depende diretamente do cenário cosmológico adotado. Num universo infinito (multiverso), o surgimento de sistemas altamente complexos é inevitável. Portanto, sob esta cosmologia, uma entidade tão complexa quanto um sistema que reúna tradução e replicação deve ser considerada um estágio importante viável para o começo da evolução biológica.

Revisores

Este artigo foi revisto por Eric Bapteste, David Krakauer, Sergei Maslov, e Itai Yanai.