Pingüins gigantes viviam em águas mornas

quinta-feira, junho 28, 2007

Se existe um animal na natureza do qual sou fã de carteirinha, é o pingüim. Sujeito de andar engraçado, mas gracioso demais nadando embaixo da água.













Ano passado eu assisti o filme “Happy Feet” com meu filho Ariel em Belo Horizonte lá no Shopping Del Rey. Foi demais.



Pingüins pré-históricos e ainda por cima gigantes??? Foi assim com este ar de espanto que indagou um repórter do Science Daily. “Parece mais como algo que saiu de Hollywood do que da ciência”, mas é um fóssil de um pingüim que você pode olhar olho no olho, e foi encontrado bem acima no norte da América do Sul. “Nós somos inclinados a pensar sobre os pingüins como sendo espécies que se adaptaram ao frio”, disse um dos descobridores, mas nem todas as espécies vivem em águas frias. Estes fósseis “parecem contradizer algo do que nós pensamos que sabemos sobre a relação entre os pingüins e o clima”, disse a cientista.



















O que é surpreendente nesta descoberta, e eu ainda não li em nossa Grande Mídia Tabajara, não somente o local e o tamanho do pingüim (1.5 m). É que o fóssil foi encontrado num estrato considerado ser “dezenas de milhões de anos mais cedo do esperado, e durante um período em que a Terra era muito mais quente do que é agora”.

Vide também a National Geographic e o EurekAlert.

Resumindo a notícia:

1. Os fósseis encontrados estão dezenas de milhões de anos foram da ordem cronológica.

2. Uma das duas espécies era muito maior do que qualquer pingüim vivo atualmente — da altura de um ser humano.

3. Ele tinha um bico muito maior: “As duas novas espécies tinham bicos longos estreitos e pontudos — agora aceito como sendo o formato de bico ancestral para todos os pingüins.”



4. Ele foi encontrado numa latitude equatorial, indicando uma biodiversidade mais rica no passado.



5. Todo mundo ficou surpreso por essas descobertas.

Conclusão: mais uma vitória do evolucionismo.

Destaque para o ponto (5)... “durante um período quando a Terra era muito mais quente do que é agora” (Há 36 milhões de anos atrás). Caracas, naquele tempo nem havia altas emissões de CO2 na natureza...

Conclusão: Alguém precisa avisar urgentemente ao Al “Apocalipse” Gore: medidas muito mais do que drásticas do que ele tem proposto precisam ser tomadas porque realmente nós humanos somos os únicos responsáveis pelo aquecimento global.

Pensar que os acionistas do Banco Itaú tiveram suas carteiras tungadas em R$ 200.000,00 por uma palestra apocalíptica dada pelo Al Gore no Brasil ou será que o Banco Itaú se beneficiou da lei kultural? É, parece que mais uma vez o nosso suado dinheirinho foi pelo ralo...