Dobzhansky “falou e disse”: nada em biologia faz sentido à luz do que mesmo???

quarta-feira, julho 11, 2007

O mantra de Theodosius Dobzhansky vem sendo recitado por muitas gerações de darwinistas, até a geração contemporânea, sem o necessário e devido ceticismo. Este mantra dobzhanskyano tem sido usado como “tacape epistêmico” para intimidar os críticos e oponentes de uma teoria científica do século 19, recauchutada às pressas no século 20, e nos seus últimos suspiros, oops, epa (obrigado, Diogo Mainardi, VEJA, eu também sou da turma do EPA, e não do ÔBA!) estertores no contexto da justificação teórico com os avanços da ciência no final do século 20 e começo do século 21: complexidade irredutível e informação complexa especificada — Design Inteligente.

Eu sei que estou indo na contramão da “historiografia mainstream”, mas Darwin continua sem “mecanismo causal evolutivo” desde 1859. Taí o Dobzhansky, e as evidências encontradas na natureza que não me deixam mentir (“Genetics and the Origin of Species”, pp. 1-12).

Apesar de tudo isso, a teoria que se propôs explicar a origem das espécies, e até agora não explicou isso satisfatoriamente em termos científicos, ainda tem ultradarwinistas, especialmente a galera de meninos e meninas de Darwin que continuam utilizando este surrado clichê.


Vou deixar o meu amigo Jonathan Wells, Ph. D. em Biologia Molecular, Universidade da Califórnia, Berkeley (dos radicais como Ângela Davis, dos Panteras Negras) “falar e dizer” algo a respeito desta inusitada situação de arrogante jactância sobre areias movediças epistêmicas:

“Os darwinistas se gabam de que ‘nada em biologia faz sentido, a não ser à luz da evolução’, mas as principais disciplinas de biologia — incluindo a anatomia, botânica, embriologia, genética, microbiologia, paleontologia, fisiologia, e zoologia — foram fundadas antes de Darwin ou por cientistas que rejeitaram a sua teoria. A agricultura e a medicina — as duas disciplinas que nos forneceram os benefícios mais práticos — nada devem ao darwinismo.”

Jonathan Wells, PhD, “Top Ten Highlights” do livro The Politically Incorrect Guide to Darwinism and Intelligent Design (Regnery, 2007), from Amazon.com.