Tintim censurado na Inglaterra e Darwin não???

segunda-feira, julho 16, 2007

Comissão para Igualdade Racial pede proibição de HQ de Tintim

Folha de S. Paulo - 13/7/2007

A Comissão para Igualdade Racial (CRE) do Reino Unido pediu ontem (12/7) às livrarias britânicas que retirassem de suas prateleiras a HQ Tintim no Congo, do belga Hergé (1907-1983), devido ao seu conteúdo racista. O livro, publicado originalmente em 1931 - quando o país africano ainda era uma colônia belga -, é o segundo da série de aventuras do repórter Tintim, que foi traduzida para 77 línguas e já vendeu 220 milhões de cópias.

Na história, os congoleses são retratados com traços semelhantes ao de macacos e comportamento idiotizado, além de idolatrar Tintim e seu cão, Milu, como deuses. O repórter fictício também dá uma aula imperialista sobre a geografia da Bélgica para os nativos. Duas das principais cadeias de livrarias do país, a Borders e a Waterstones, atenderam parcialmente ao pedido, retirando o livro da seção infantil, mas continuando a vendê-lo sob o argumento de que a escolha cabe ao leitor.
>>> Leia mais

+++++

Eu sou fã de carteirinha do Tintim há muitos anos — desde criança. Nunca percebi nenhum conteúdo racista, apesar de os congoleses serem “retratados com traços semelhantes ao de macacos e comportamento idiotizado”. Engraçado, parece que eu já li e "vi" algo semelhante no “Descent of Man”, de Darwin— nossas origens são ali afirmadas como vindo de animais semelhantes aos macacos e comportamento idiotizado. O próprio Darwin não levava muito a sério essa sua idéia, pois quem iria realmente confiar numa mente de origem simiesca?



Eu sou favoravelmente contra qualquer tipo de censura das idéias, mas alguém viu esta douta Comissão para Igualdade Racial (CRE) do Reino Unido pedir “às livrarias britânicas que retirassem de suas prateleiras” o famigerado livro racista “Descent of Man” de Darwin, idolatrado mundialmente como deus?

Se a moda pega...