As teses racistas de Darwin estão corretas, diz cientista político

segunda-feira, novembro 05, 2007

Há alguns dias postei sobre o affair de racismo imputado a James Watson. Pobre Watson, ele tão-somente interpretou Darwin literalmente no "The Descent of Man".


Nobel acusado de racismo está correto, diz cientista político

SÉRGIO DÁVILA
da Folha de S.Paulo, em Washington

Antes de James Watson, o Prêmio Nobel de 79 anos caído em desgraça depois de fazer comentários racistas, houve Charles Murray. Embora seja mais novo que o co-descobridor da estrutura do DNA, o cientista político norte-americano sessentão sofreu o mesmo tipo de crítica ao lançar "The Bell Curve" (A Curva do Sino, Free Press, 1994).

No livro, que escreveu com o psicólogo e professor de Harvard Richard Herrnstein (1930-1994), Murray defendia basicamente que a inteligência é o fator mais importante no sucesso das pessoas. Mas o barulho veio do que ambos escreveram em dois capítulos, que testes de QI (quoficiente de inteligência) apontavam que há diferenças entre raças, com brancos se saindo em média melhor do que negros.

Defensor da eugenia foi o adjetivo mais brando que ouviu então. Um telejornal chegou a colocar sua foto ao lado da de Hitler. Para comentar o caso de Watson, a Folha foi ouvir Murray, hoje um dos acadêmicos do conservador American Entreprise Institute, em Washington. Na longa entrevista por telefone, ele concorda com o ponto central do argumento do Nobel, defende a superioridade intelectual dos judeus e diz que a ação afirmativa será "uma desgraça" para o Brasil. A polêmica continua.


Leia mais aqui >>>

E aqui "Obra desvenda a construção e o funcionamento do racismo no Brasil >>>

NOTA DESTE BLOGGER: Não estou na folha de pagamento deste jornal, e nem recebi nada por destacar suas notícias.