Marcelo Gleiser: quais são as leis que regem a evolução???

terça-feira, fevereiro 26, 2008

Por eu não ter formação acadêmica em biologia, e eu reconheci isso logo no início deste blog, os meus críticos na internet, especialmente a galera dos meninos e meninas de Darwin, desconhece que se este critério fosse adotado, Charles Robert Darwin [ele não gostava de ser chamado assim] jamais poderia ter escrito o Origem das Espécies: a única formação acadêmica do homem que teve “a maior idéia que a humanidade já teve” [menos, Dennett, menos] foi um mestrado em teologia.

Bem, mas é de se esperar que quem for escrever sobre biologia evolutiva entenda pelo menos um pouco do que vai abordar. Abaixo o artigo de Marcelo Gleiser, professor de Física Teórica na Universidade Dartmouth, publicado na Folha de São Paulo [via JC E-Mail] onde o menino da TV Platinada afirmou a existência das “leis que regem a evolução”. Leis que regem a evolução??? Gleiser, você não confundiu alhos com bugalhos???

Alô, Marcelo Gleiser, no próximo artigo na Folha de São Paulo você poderia nos dizer que leis são essas??? A evolução é uma teoria histórica...

Fui...pensando que o artigo foi mais subjetivamente melodramático do que propriamente científico.

+++++

JC e-mail 3456, de 25 de Fevereiro de 2008.

19. Origem comum, artigo de Marcelo Gleiser

A visão moderna do cosmo aproxima as pessoas

Marcelo Gleiser é professor de física teórica no Dartmouth College, em Hanover (EUA) e autor do livro "A Harmonia do Mundo". Artigo publicado na "Folha de SP":

Lendo os jornais, assistindo aos noticiários na TV, ou simplesmente prestando atenção ao que se passa à nossa volta, não há nada mais óbvio do que as diferenças da sociedade; conflitos políticos, raciais, domésticos, disparidades financeiras, preconceitos arraigados, enfim: um quadro que mostra o quanto somos diferentes uns dos outros e o quanto ainda temos que lutar para que essas diferenças sejam diminuídas.

Nessas horas, imagino que ninguém pense muito no que as ciências físicas e biológicas têm a dizer. Ninguém imagina que a visão moderna do cosmo nos aproxima uns dos outros de modo profundo, essencial.

Talvez essa visão não ofereça consolo ao vermos uma criança pedindo esmola na rua, ou baleada no tráfico de drogas. Mas, se interpretada de forma correta, deveria oferecer um novo modo de pensar sobre o mundo e sobre nosso lugar nele. Seria ao menos um começo.

A pressão pela sobrevivência é e sempre foi a mola que propulsiona a vida, com todas as coisas boas e ruins que ela traz. A diferença humana é que adicionamos ao que é necessário quantitativamente -comida, abrigo, reprodução- aquilo que é qualitativamente aprazível.

Não queremos apenas comer, queremos comer bem; não queremos apenas procriar, queremos ... bem, você me entende.

Mas me pergunto se não está na hora de repensarmos nossa dependência das leis que regem a evolução, se não podemos, tal como tentamos fazer com as doenças, repensar a doente condição humana, combatê-la com nossa arma mais poderosa, nossa capacidade de reflexão.

Talvez precisemos começar do começo para que as coisas mudem, do começo não só da civilização, mas do começo de tudo. Somos todos, ricos e pobres, reis e camponeses, grilos, baleias e samambaias, produtos do cosmo, das mesmas leis que regem a natureza, compostos dos mesmos elementos químicos, forjados há bilhões de anos nas mesmas estrelas.

Nossa história, a minha, a sua, a de todo mundo nesse planeta, começou ao mesmo tempo, cerca de 14 bilhões de anos atrás, quando nosso universo começou sua expansão. Foi então que essa massa de energia começou a moldar as partículas que formam tudo o que existe, os primeiros elétrons, os prótons e nêutrons, os primeiros núcleo atômicos.

Passados 400 mil anos, com o Universo ainda na sua infância, surgiram os primeiros átomos, os tijolos fundamentais da matéria.

Conglomerados de átomos, atraídos pela gravidade, formaram nuvens de matéria que, girando de forma instável, contraíram-se para formar as primeiras estrelas. Essas viveram pouco, vítimas de sua enorme massa.

Ao morrer, entraram em colapso, forjando em suas entranhas os elementos químicos mais pesados -carbono, oxigênio, ferro- lançados ao espaço em seus últimos estertores. Esses átomos espalharam as sementes da vida pelo espaço. Outras estrelas nasceram e outras morreram cosmo afora.

Passados quase 10 bilhões de anos, nasceram o Sol, os planetas, a Terra e a Lua, todos com infâncias violentas: cometas e asteróides bombardeando suas superfícies, radiação solar letal e poucas chances de a vida surgir.

Mas em um deles, por não estar nem muito longe nem muito perto do Sol, a água pôde manter-se líquida; por ter a massa certa, criou uma camada protetora à sua volta, a atmosfera. Aos poucos, os elementos químicos foram se combinando, formando moléculas complexas. Delas, surgiu a vida. E dela, surgimos nós. Nossa história, se contada assim, do começo, é a mesma.

Precisamos de 10 mil anos de civilização para aprendermos isso. Espero que não sejam necessários outros 10 mil para usarmos esse conhecimento com sabedoria.

(Folha de SP, 24/2)