Drexler e as suas máquinas de Design Inteligente

quarta-feira, maio 28, 2008

Eu sempre admirei muito o trabalho e as pesquisas científicas de Eric Drexler. Especialmente por causa do seu livro "Engines of Creation". Fiquei muito feliz de saber que ele dará uma palestra no Brasil. Muito mais feliz em veicular aqui a nota publicada no JC E-Mail:

JC e-mail 3519, de 27 de Maio de 2008.

27. PUC-Rio promove workshop sobre nanotecnologia


Considerado por muitos o 'pai da nanotecnologia', Eric Drexler será o palestrante nesta quinta-feira, às 10h

O workshop técnico, sob a coordenação do Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada da Universidade, aproveitará a vinda do pesquisador à PUC para o simpósio internacional "Uma Sociedade Pós-humana? Possibilidades e limites das novas tecnologias".

“Entretanto, o enfoque e o conteúdo da palestra técnica serão completamente distintos e mais direcionados à tecnologia em si”, explica o professor Marco Aurélio Pacheco que, à frente da organização, acrescenta: "Este workshop será definitivo para o processo de criação da Engenharia de Nanotecnologia, em curso na PUC-Rio".

Professor do Massachussetts Institute of Technology (MIT), Drexler popularizou o termo em 1980, através do livro Engines of Creation (Motores da criação), tornando-se o primeiro doutor em Nanotecnologia do mundo.

Durante todos estes anos, vem estudando as amplas possibilidades que as nanotecnologias podem propiciar para o desenvolvimento dos nano sistemas. As suas idéias sofreram resistência, pois pareciam ameaçar a ordem científica; Drexler, contudo, sempre buscou ampliar o debate sobre as possibilidades e os desenvolvimentos das nanotecnologias que, segundo ele, permitirão a fabricação de novos e impensáveis produtos de forma mais limpa, eficiente e barata.
(Assessoria de Comunicação Social da PUC –Rio)

+++++

Nota do Blogger: Drexler não faz parte dos teóricos do Design Inteligente.

Você pode ler gratuitamente online o livro de Drexler em inglês aqui.