FAPESP estréia novo portal

terça-feira, julho 15, 2008

FAPESP estréia novo portal

14/7/2008
Agência FAPESP - A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) está de cara nova. O novo portal foi lançado nesta segunda-feira (14/7), no endereço http://www.fapesp.br, para melhor atender os mais de 500 mil visitantes que acessam os serviços eletrônicos da Fundação a cada mês.

Uma das primeiras instituições a integrar a internet brasileira, a FAPESP reúne no novo portal seus diversos sites e organiza melhor as informações de modo a atender mais eficientemente os pesquisadores, bolsistas e o público em geral.

O site principal conta com mais de 3,2 mil páginas de informações e serviços sobre as formas de apoio à pesquisa científica e tecnológica em todas as áreas do conhecimento oferecidas pela Fundação.

O menu superior traz links para as principais seções, com informações sobre a instituição e sobre todos os seus tipos de bolsas, auxílios e programas especiais e de pesquisa para inovação. Um pouco acima está a busca, que foi melhorada para trazer resultados mais consistentes e que leva em consideração as páginas mais acessadas em determinado momento.

Notícias são publicadas no destaque principal e na seção "Notícias da FAPESP". A seção "FAPESP na mídia" reúne reportagens sobre a Fundação publicadas em veículos de todo o país.

O site destaca também em sua página inicial a Biblioteca Virtual, na qual o usuário pode fazer pesquisas nas fontes de informação reunidas pelo Centro de Documentação e Informação. Outro site é o de Indicadores, que traz a série Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo e o Fapesp.Indica, que facilita a busca pela internet de informações voltadas à produção e análise de indicadores de ciência, tecnologia e inovação.

Acesso direto aos sites do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe, Sistema Agilis, revista Pesquisa FAPESP e Parque de Equipamentos, além do serviço Converse com a FAPESP, de atendimento ao público, também estão em destaque.

Novos sites

O portal também lança novos sites.

Pesquisadores e Bolsistas reúne informações de interesse ao principal público da FAPESP com acesso facilitado aos serviços oferecidos. Ali, os usuários podem acessar rapidamente as páginas de consulta de processos, formulários, valores de bolsas e diárias, Reserva Técnica, sistemática de análise, chamadas de propostas e diversas outras. O site também usa o recurso de tags, marcações em todas as páginas de modo a relacionar as mais procuradas.

Pesquisa Apoiada pela FAPESP pretende reunir informações sobre todos os projetos de pesquisa apoiados pela Fundação desde que foi instituída, em 1962. Ali já estão cerca de 20 mil projetos apoiados por meio das modalidades Projeto Temático e Auxílio Regular a Pesquisa e dos programas Pesquisa Inovativa na Pequena e Micro Empresa (PIPE), Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), Programa de Apoio à Propriedade Intelectual (PAPI/Nuplitec) e Apoio a Jovens Pesquisadores.

O site Oportunidades tem o objetivo de reunir anúncios de vagas para bolsistas de pós-doutorado em Projetos Temáticos. Coordenadores de projetos podem se inscrever para enviar dados sobre as vagas e bolsistas podem enviar currículos.

Outra novidade do portal é o novo site da Agência FAPESP, que distribui diariamente boletins eletrônicos para mais de 67 mil leitores em todo o país. O site traz em sua página inicial as chamadas principais do dia e as mais recentes reportagens publicadas nas seções "Especiais", "Entrevistas" e "Divulgação Científica". "Notícias" e "Agenda" também são destacadas na homepage e seções internas, assim como a seção "Mais lidas". O leitor pode ainda acessar todos os boletins enviados pela Agência FAPESP desde o lançamento do serviço noticioso, em 24 de junho de 2003.
Mais informações: http://www.fapesp.br