André Petry, o jornalista “pato manco” da VEJA, oops VESGA

domingo, setembro 28, 2008

Este blog aborda temas científicos, mas de vez em quando a gente abandona a linha editorial para apontar e criticar as sandices cometidas pela Grande Mídia tupiniquim. Exemplo maior disso é o especial “Procura-se um estadista” de André Petry, na revista VEJA, 2080, no. 39, 01/10/2008, p. 76-78, sobre a atual crise econômica dos Estados Unidos, “a maior desde a desgraça dos anos 30 do século passado”.

De Nova York, Petry escreveu um especial até que interessante, mas eivado de erros históricos sobre os verdadeiros culpados por esta crise econômica americana. Petry usou a expressão “pato manco” para se referir a Bush como um presidente enfraquecido politicamente “pela proximidade do fim do mandato”.

Eu morei nos Estados Unidos nos anos 80 do século passado, e Petry tem razão: realmente, este é o apelido dado pelos americanos para os presidentes em fim de mandato. Contudo, estando nos Estados Unidos, o jornalista da VEJA tem acesso a um grande volume de informações sobre esta crise que não teve começo agora, mas vem desde os anos 90 do século 20.

Se teve acesso ou não a essas informações, eu não sei. Contudo, eu vou dar outro significado à expressão “pato manco” usada por Petry: “pato manco” é o jornalista na sua torre de marfim que se rende a uma visão ideológica [geralmente esquerdista, liberal, secularista, filosoficamente materialista e cética (menos de suas posições] e não reporta com objetividade como demanda o jornalismo sério e responsável.

Quem é o verdadeiro “pato manco” aqui, cara-pálida? É o André Petry, que poderia acessar o Google e descobrir os verdadeiros responsáveis por esta caótica situação econômica nos Estados Unidos: Barack Obama, Bill Clinton e o resto da “gang” do Partido Democrata.

Quem tentou evitar este desastre? George W. Bush e John McCain e o resto do Partido Republicano, mas Petry “Pato Manco”, devido ter escolhido Obama Barack como seu “darling” na política americana não reporta esses fatos para seus leitores.

André Petry, jornalista “pato manco”, eis aqui o que você poderia ter escrito para os leitores de VEJA, uma revista que está ficando cada vez mais VESGA:




André “Pato Manco” Petry, quem está na chuva é pra se queimar...