Alfred Russel Wallace: no seu devido lugar histórico como co-construtor da teoria da evolução

quarta-feira, novembro 26, 2008

Uau, já não era sem tempo! Finalmente a Nomenklatura científica se rende aos fatos históricos e Alfred Russel Wallace ganha espaço e destaque nessas comemorações infantis de louvaminhice, de beija-mão e beija-pé de Darwin, como se ele tivesse tido “a maior idéia que a humanidade já teve”.

Wallace, pena que você não teve coragem de tornar público e “detonar” a ação entre amigos de Hooker, Lyell e Darwin na apresentação do seu trabalho em conjunto com o que Darwin vinha rascunhando. É que você não tinha "QI" [Quem indicasse] junto às sociedades científicas... Eu ainda não li e nem comparei os dois, mas já ouvi falar que o seu trabalho é superior ao de Darwin.

Engraçado, só agora reparei que Huxley não se envolveu neste "imbroglio". Por quê? Isso merece uma pesquisa historiográfica. Nenhum dos três acreditava no poder criativo da seleção natural. Por que foi apresentado na Linnean Society (sociedade científica então obscura???) e não na Royal Society (sociedade científica proeminente)??? Estranha, mas muito estranha mesmo esta "ação entre amigos". Muy amigos...

Wallace, este amazonense aqui ficou muito orgulhoso e feliz de ver isto sobre você veiculado no Agência FAPESP. Eu só vou dar uma mãozinha para esparramar ainda mais a notícia que merece ser comemorada: Alfred Russel Wallace foi quem construiu a teoria da evolução através da seleção natural antes de Darwin.

Se não fosse a sua pesquisa, o guru de Down não teria escrito o “Origem das Espécies”...

+++++

Jornada evolucionária

26/11/2008

Por Michelle Portela, de Manaus

Agência FAPESP – O fotógrafo inglês Fred Langford Edwards está em meio a uma jornada, não somente em busca da realização de uma idéia, mas também para tentar mudar o pouco conhecimento que se tem de Alfred Wallace (1823-1913), em comparação com Charles Darwin (1809-1882), quando se fala da Teoria da Evolução das espécies pela seleção natural.

Exposição e viagem pelos rios Negro e Uapés resgatam a trajetória pela Amazônia de Alfred Wallace, que, independentemente de Darwin, propôs uma teoria para a evolução por meio da seleção natural (foto: divulgação/F.Edwards)

Edwards realiza uma viagem fotográfica que terminará no fim do mês e que tem como objetivo refazer a trajetória de Wallace, registrando a vida ao longo dos rios Negro e Uapés, na região do município de São Gabriel da Cachoeira, a 852 quilômetros de Manaus.

Edwards é também o idealizador da exposição Alfred Wallace – O evolucionista esquecido, que homenageia os 150 anos da Teoria da Evolução, formulada a partir dos trabalhos de Darwin e Wallace. A exposição, inaugurada em julho no País de Gales, ficará no shopping Millenium Center, em Manaus, até dezembro, para depois ser exibida em Brasília e São Paulo, em locais a serem definidos.

A exposição de 50 fotografias veio de Londres com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECT) e do Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Ela é resultado da primeira fase de um projeto de três anos para tentar trazer a memória de Wallace à história, desenvolvido com apoio do Museu de História Natural de Londres.

As fotografias foram produzidas a partir de gravuras de peixes e palmeiras, feitas por Wallace, que de 1848 a 1852 percorreu trechos do rio Negro e Uapés. O naturalista coletou espécimes e registrou dados sobre a geografia, flora, fauna, linguagens e pessoas que encontrou pelo caminho.

No retorno da sua expedição para a Inglaterra, o navio no qual viajava se incendiou e passageiros e tripulantes foram obrigados a abandoná-lo. Poucas anotações e gravuras foram salvas. Mesmo com o grande prejuízo, Wallace conseguiu publicar nos anos seguintes seis artigos acadêmicos e dois livros sobre a região que conheceu, Palmeiras da Amazônia e seus usos e Viagens na Amazônia.

“Não por acaso, tenho muita identificação com Wallace, sobre quem me interessei quando li a biografia de Darwin, por volta de 1968. Assim como ele, percorri um longo caminho em busca de financiamento para realizar esse projeto, que é uma releitura do que foi documentado por ele. São trabalhos próximos em épocas distintas”, disse Edwards, que é mestre em teoria da arte, com graduação em química e fotografia.

Edwards destaca que grande parte dos estudos de Wallace sobre a evolução foi embasada na viagem que realizou à Amazônia, quando a região ainda era considerada um "novo mundo”. “Ele acreditou que na Amazônia encontraria a resposta para o problema da evolução das espécies”, disse.

“Em minha viagem, pretendo fotografar, filmar e registrar a vida na região dos rios Negro e Uapés, para tentar compreender suas dificuldades e interesses. Sinto que esse é um projeto muito urgente, maior que a realização de um projeto pessoal, porque posso ajudar no reconhecimento de Wallace”, disse o artista antes do início da viagem.

O reconhecimento também é almejado por pesquisadores. “É uma grande polêmica a questão da Teoria da Evolução. Mas é fato que Wallace merece um maior reconhecimento”, disse Hugo Mesquita, pesquisador do Inpa.

Para Mesquita, Wallace, além de ser autodidata, era socialista e espírita, posições que poderiam ajudar a explicar, quem sabe, uma omissão histórica. “Era um homem que não aceitava as respostas fáceis sobre a origem de vida e que teve uma trajetória impressionante. Se não estamos falando de um herói, sabemos que, pelo menos, foi alguém muito especial”, disse.

Após retornar de sua viagem à Amazônia, Edwards partirá para uma nova fase de sua jornada “wallaciana”. Será a vez da Malásia e Indonésia, percorrendo os caminhos de Wallace, que lá esteve entre 1854 e 1862. Em 1858, Wallace escreveu a Darwin, expondo suas idéias sobre a evolução das espécies, o que levou à divulgação conjunta dos trabalhos.

Em 1º de julho de 1858, as teorias dos dois foram apresentadas na Linnean Society, em Londres, com o título duploOn the Tendency of Species to form Varieties; and on the Perpetuation of Varieties and Species by Natural Means of Selection. No ano seguinte, Darwin publicaria A origem das espécies.

+++++

Dois sites (em inglês) sobre Alfred Russel Wallace que não seguem de perto a historiografia "mainstream" sobre Darwin e Russel:

http://wallacefund.info/ e http://www.wku.edu/~smithch/index1.htm