II Simpósio Internacional “Darwinismo Hoje” no Mackenzie

sexta-feira, janeiro 30, 2009

Onde?
Na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo.

Quando?
13 a 16 de abril de 2009

Razão?
A realização da segunda edição do Simpósio Internacional “Darwinismo Hoje” se justifica, não somente por causa do 150º aniversário da publicação do livro de Darwin “A Origem das Espécies” em 2009, como também por causa do sucesso do I Simpósio.

Realizado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com o objetivo de promover um amplo debate sobre as interpretações do Darwinismo, do Design Inteligente e do criacionismo, o I Simpósio atraiu a atenção da mídia, dos estudiosos do assunto e de todos os interessados em questões como a origem da vida e o seu funcionamento.

Em que difere do I Simpósio?
O II Simpósio trata basicamente dos mesmos temas, mas avança um pouco, ao ampliar o número de palestrantes e debatedores representantes do Darwinismo, do Design inteligente e do criacionismo. Dessa forma, o Mackenzie procura manter o espírito da Academia como o local adequado para o debate, para o contraditório.

O que vai ser debatido?
Não se pode mais, diante do avanço científico e das recentes descobertas da bioquímica, insistir-se numa única teoria como a explicação exclusiva da realidade. É necessário que todas as vozes sejam ouvidas nessas questões fundamentais, que tocam praticamente em todas as áreas do conhecimento e nos mais diversos setores da nossa vida.

Detalhes e inscrições aqui.

Vejam algumas das palestras:


- Dr. John Lennox (Design Inteligente): “A Origem da Vida e os Novos Ateus”.

MA (Bioética), PhD, Professor de Matemática na Universidade de Oxford, Palestrante no Wycliffe-Hall, Universidade de Oxford.

Site pessoal.




- Dr. Aldo Mellender de Araújo, UFRGS Instituto de Biociências, Departamento de Genética (Evolucionismo): “Darwin Ontem e Hoje – 150 anos de Origem das espécies”.

Possui graduação em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973). Realizou estágio pós-doutorado na University of Liverpool, Inglaterra (1975) e Universidade Estadual de Campinas (1978 - três meses). Estagiou também, por 1 mês, na Cornell University (1976) para trabalhar com história da genética, particularmente em relação ao papel de Theodosius Dobzhansky na formação da comunidade de geneticistas evolutivos no Brasil. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Ecológica, atuando principalmente nos seguintes temas: lepidopteros, aranhas, evolução biológica, popul. naturais, polimorfismo. Atua também na área de história e epistemologia das idéias sobre evolução biológica.

- Dr. Paul Nelson (Design Inteligente): “A Árvore da Vida de Darwin”.

- Dr. Gustavo Andrés Caponi, UFSC Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia (Evolucionismo): “A Origem das Espécies – O livro”.

Formado em Filosofia na Universidad Nacional de Rosario (Argentina) em 1984, recebeu o grau de Doutor em Lógica e Filosofia da Ciência na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1992; e desde 1993 é Professor na Universidade Federal de Santa Catarina. Suas áreas de pesquisa são a Filosofia e a História da Biologia.

Página na Scientiaestudia.

- Dr. Marcos Nogueira Eberlin, UNICAMP (Design Inteligente): “Fomos Planejados – A maior descoberta de todos os tempos”.

Membro da Acadêmia Brasileira de Ciências (2002) e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2005). É vice-presidente da Sociedade Brasileira (BrMASS) e Internacional de Espectrometria de Massas (IMSS). Orientou varios mestres, doutores e pos-doutores e já publicou cerca de 350 artigos científicos (2008) em áreas diversas da Química e Bioquímica, e Ciências dos Alimentos, Farmaceutica e dos Materiais.

- Jornalista Maurício Tuffani – “Tendências da Mídia quanto ao ensino de Design Inteligente nas Escolas e Universidades Públicas e Privadas”.

- Ms. Adauto J. B. Lourenço – “Criacionismo”.





O II Simpósio promete receber atenção da grande mídia por causa do “ano de Darwin” e por causa da polêmica sobre o ensino de criacionismo nas escolas confessionais acontecido no final do ano passado.