A física no século 21

quinta-feira, março 26, 2009

A física no século 21
Das teorias de Einstein à informação quântica, livro discute desafios da disciplina nos próximos anos

Além das inovações tecnológicas e conceituais, a física tem gerado também muitos desafios para os cientistas neste século. Algumas dessas questões, que incluem desde as teorias de Einstein até a informação quântica, são apresentadas e contextualizadas no livro Um olhar para o futuro: desafios da física para o século 21, editado e organizado por João dos Anjos, pesquisador e ex-diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), e Cássio Leite Vieira, jornalista do Instituto Ciência Hoje.

O livro reúne uma introdução a 11 temas que vão dar o que falar nos próximos anos, como nanotecnologia, cosmologia, biofísica e teoria das supercordas (modelo que tenta unificar as quatro forças físicas da natureza). O leitor também encontrará informações sobre raios cósmicos, sistemas complexos, neutrinos (partícula subatômica dificilmente detectada) e sobre o grande colisor de partículas LHC.

Cada capítulo do livro apresenta uma contextualização do tema – que inclui os conhecimentos atuais na área –, além das dúvidas que ainda pairam sobre ele e dos desafios dos pesquisadores daqui em diante. Para garantir o rigor e a correção na abordagem dos conceitos físicos, a obra conta com a colaboração de editores científicos especialistas nos assuntos tratados.

A complexidade dos temas abordados, no entanto, é suavizada por uma linguagem simples e por textos breves e objetivos. A diagramação arrojada e a profusão de cores e imagens também fazem com que os assuntos tratados se tornem mais atraentes para o público leigo.

Projeto que deu certo

Um olhar para o futuro nasceu da compilação de folhetos feitos para o projeto ‘Desafios da física’, iniciado em 2002 por João dos Anjos. O primeiro trabalho, que tratava de maneira geral de 12 questões importantes para a física no século 21, foi distribuído na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e durante a Semana Internacional da Astronomia. A partir de então, foram feitos outros 11 folhetos, que constam do livro.

“A excelente receptividade do folheto por parte principalmente de professores do Ensino Médio e de alunos deu estímulo para que outros fossem feitos, originando a série que hoje integra o livro”, conta João dos Anjos. “Além da distribuição na reunião da SBPC e na Semana Internacional da Astronomia, passamos a receber centenas de pedidos por e-mail.”

Apesar do evidente sucesso do projeto, a ideia do livro foi vista com desconfiança a princípio. “Não sabíamos se as pessoas iriam comprá-lo”, afirma Anjos. “Mas, como há poucos livros de divulgação científica no Brasil, resolvemos apostar.” Segundo o pesquisador, o projeto deve ser retomado este ano. Temas como biomateriais, física nuclear e astronomia já estão cotados para novos folhetos. `

O lançamento do livro acontecerá hoje, terça-feira (24), às 18h, no hall do auditório do 6º andar do prédio do CBPF (Rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, Rio de Janeiro).

Um olhar para o futuro: desafios da física para o século 21
João dos Anjos e Cássio Leite Vieira (eds.)
Rio de Janeiro, 2008, Vieira & Lent
192 páginas – R$ 42,00
Tel.: (21) 2262-8314

Isabela Fraga
Ciência Hoje On-line
24/03/2009

+++++

NOTA DO BLOGGER:

Nós precisamos de um livro assim em Biologia evolutiva.