A Unicamp ganha Faculdade de Tecnologia

quinta-feira, maio 28, 2009

Unicamp ganha Faculdade de Tecnologia
28/5/2009

Agência FAPESP – O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aprovou a transformação do Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset) em unidade de ensino e pesquisa, que passará a se chamar Faculdade de Tecnologia.

Segundo a Unicamp, a criação da nova unidade não afetará a estrutura curricular em andamento, formada por quatro cursos de graduação e um de pós-graduação, subdividido em três linhas de pesquisa. Localizado em Limeira, o Ceset conta com 1,5 mil alunos, 71 professores e 38 funcionários.

O próximo passo será consolidar a implantação da nova unidade por meio da criação de suas instâncias institucionais, entre elas a Congregação, órgão superior de cada instituto ou faculdade, composto por representantes dos professores, estudantes e funcionários. Durante o processo de implantação, a Faculdade de Tecnologia será coordenada por um diretor pró-tempore, a ser nomeado pelo reitor Fernando Costa.

O Ceset foi criado em novembro de 1988 com a finalidade de incorporar os cursos de graduação de tecnologia, inicialmente vinculados à Faculdade de Engenharia Civil de Limeira. Em 1992 criou-se o Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, com integralização mínima de três anos e já com a nova estrutura de cursos semestrais.

Em 1997, os cursos tiveram seus currículos atualizados, passando a contar com integralização em quatro anos e criou-se a modalidade Controle Ambiental para o Curso Superior de Tecnologia Sanitária, que teve sua denominação atualizada para Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental.

Atualmente, a unidade conta com os seguintes cursos em período integral: Tecnologia em Telecomunicações (50 vagas), Tecnologia em Informática (45 vagas) e Tecnologia em Saneamento Ambiental (40 vagas). Além desses, oferece cursos noturnos: Tecnologia em Informática (45 vagas), Tecnologia da Construção Civil: Modalidades Obras de Solo e Pavimentação e Edifícios (80 vagas) e Tecnologia em Saneamento Ambiental: Modalidades Saneamento Básico e Controle Ambiental (80 vagas).

Em 2009, o Ceset iniciou a implantação do seu primeiro curso de pós-graduação, o Mestrado em Tecnologia. Com a área de concentração em Tecnologia e Inovação, o curso engloba três linhas de pesquisa: Tecnologia para o Ambiente, Saneamento e Construção; Tecnologia para a Informação, Comunicação e Instrumentação; e Tecnologia para Fenômenos e Sistemas Complexos.

Mais informações: www.unicamp.br

Fonte.