Visões extremas dos ecos de Darwin no século 21: alguém tem razão???

quinta-feira, maio 28, 2009

Na informação detalhada sobre o evento IX Simpósio Internacional IHU: “Ecos de Darwin”, a ser realizado em 9-12 de setembro de 2009 na Unisinos, São Leopoldo, RS, lemos:

“E pode-se perceber que não há incompatibilidade entre a teoria darwiniana e a existência de um Criador ou Deus. A percepção que se tem é que ambas podem ser compatíveis. É aqui, em partes, e na análise de toda a sua obra que inscrevem-se o diálogo ciência e fé, muito importante no paradigma complexo do momento atual e que deve ser considerado no momento em que se comemoram o bicentenário do seu nascimento e os 150 anos da sua obra.”

Todavia, Jerry Coyne, eminente biólogo evolucionista americano, professor do Departamento de Ecologia e Evolução na Universidade de Chicago, descreve a relação do diálogo Darwin e religião de outra maneira:

“Esta desarmonia é um pequeno segredo sujo em círculos científicos. Está no nosso interesse pessoal e profissional proclamar que a ciência e a religião são perfeitamente harmoniosas. Afinal de contas, nós queremos as nossas subvenções sendo financiadas pelo governo, e os nossos estudantes expostos à ciência verdadeira em vez do criacionismo. Pessoas religiosas liberais têm sido aliados importantes em nossa luta contra o criacionismo, e não é agradável aliená-las declarando como que nós sentimos. É por esta razão, por razões táticas, grupos como a National Academy of Sciences [Acadêmica Nacional de Ciências dos estados Unidos] afirmam que a religião e a ciência não entram em conflito. Mas a sua principal evidência — a existência de cientistas religiosos — está ficando cansativa à medida em que os cientistas ficam cada vez mais vociferantes sobre a sua falta de fé. Bem, o Ano Darwin está chegando, e nós podemos esperar mais livros como esses por Kenneth Miller e Karl Giberson. Tentativas para se reconciliar Deus e a evolução continua saindo da linha de produção intelectual. Nunca para porque a reconciliação nunca funciona.”

Em outra ocasião, Coyne afirmou:

“Os diretores do NCSE [Lobby que defende e promove o ensino da evolução nos Estados Unidos] são pessoas inteligentes. Eles sabem perfeitamente bem — como sabia o próprio Darwin — que a biologia evolucionária é e sempre será uma ameaça séria para a fé. Mas procure achar uma declaração desta incompatibilidade no site deles. Não, tudo o que você vai achar é doçura e luz. Na verdade, longe de ser uma ameaça para a fé, a evolução parece reforçá-la! É falso ser um ateu pessoal, como são alguns dirigentes do NCSE, e mesmo assim dizer aos outros que a sua fé é compatível com a ciência? Eu não sei. Mas o pragmatismo do NCSE tem levado isso além de sua circunscrição. A estratégia diretriz parece ser manter Darwin nas escolas por todos os meios necessários.”

E mais recentemente o pessoal do Discovery Institute anunciando o novo site Faith and Evolution,

afirmou:

“Segundo o renomado biólogo [SIC ULTRA PLUS, ele é zoólogo] Richard Dawkins, a evolução darwiniana torna possível alguém se tornar um ateu intelectualmente realizado. De acordo com Francis Collins, ex-diretor do Projeto do Genoma Humano, a evolução é perfeitamente compatível com a sua fé cristã. Quem está certo? E por que é importante? Este website foi planejado para lhe ajudar a descobrir. Aqui você encontrará artigos, debates, vídeo e áudio, questões de discussão, e outros recursos gratuitos à medida em que você explora as questões em torno da fé e da evolução. Este site foi planejado especialmente para ser útil aos clérigos, líderes laicos, professores de escolas de catequese [dominicais] e estudantes. Abaixo você achará um guia para as partes diferentes deste website.”

Parem o mundo das ideias epistêmicas que eu quero descer. Afinal de contas, Darwin é ou não é compatível com os relatos de criação de todas as concepções religiosas?

Alguém tem razão??? Quem sabe lá em São Leopoldo [morei lá quando guri, tchê!], onde pretendo apresentar trabalho sobre a evolução do pensamento de Darwin, eu não vá ter uma epifania epistêmica cortando de vez este nó de Down, oops, nó górdio das visões extremas dos ecos de Darwin no século 21???