A SBPC promove em Manaus exposição histórica sobre Darwin em descompasso com a verdade

sexta-feira, junho 26, 2009

Eu tenho orgulho de ser amazonense. Nasci em Manaus. Estudei na Escola Técnica Federal, Colégio Estadual D. Pedro II e Universidade Federal do Amazonas.

Como historiador da ciência em formação eu só tenho a deplorar que a nossa maior organização científica, a SBPC, ajude a promover uma exposição sobre Darwin em descompasso com a verdade. Saiba mais aqui, aqui e aqui.

Quem merecia uma exposição em Manaus é Alfred Russel Wallace, e os amazonenses sabem muito bem porque: Wallace esteve lá pesquisando, e seu trabalho sobre a seleção natural é muito superior ao de Darwin.

Chega de ser borrabotas de um cientista do século XIX cuja teoria já está demandando um upgrade epistêmico porque não passa pelo rigor do contexto de justificação teórica e que é do conhecimento da Nomenklatura científica.

JC e-mail 3792, de 26 de Junho de 2009.

2. Randal Keynes, tataraneto de Charles Darwin, inaugura exposição sobre a vida e obra de seu tataravô, em Manaus, durante a 61ª Reunião Anual da SBPC

A exposição temporária Darwin Now explora a vida e obra do naturalista britânico Charles Darwin e o impacto que suas ideias sobre a evolução das espécies ainda provocam

A mostra será apresentada durante 61ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no período de 12 a 17 de julho de 2009.

Darwin Now é uma contribuição do British Council às celebrações internacionais em comemoração ao bicentenário do nascimento de Charles Darwin e ao 150º aniversário da publicação de seu livro “A origem das Espécies e a Seleção Natural”, onde elaborou os princípios de sua teoria da evolução das espécies pelos meios da seleção natural.

Ocupando uma área de 240m², a exposição Darwin Now consta de uma árvore estilizada de 2.40m de altura, construída em madeira certificada, oito painéis duplos da mesma altura, ilustrados, com textos em português e inglês, além de alguns elementos interativos para o público mais jovem.

São 14 os temas abordados: Quem foi Darwin; Redes Globais; Teoria de Darwin: hereditariedade, variação, seleção; Reações; Evidência para a Evolução – Naquela Época; Evidência para a Evolução – Hoje em Dia; A Evolução desafia a Religião?; Como surgem as novas espécies?; Humanos em Evolução; Como a Música evolui?; Como evoluem os Genomas?; Evolução Íntima; Uma Síntese Maior; e Por que tantos?, além do mapa da viagem de Charles Darwin no H.M.S.Beagle, com as regiões costeiras de todo o Hemisfério Sul visitadas.

Randal Keynes, convidado do British Council, além de inaugurar a exposição Darwin Now, fará uma apresentação na segunda-feira, 13 de julho, no auditório Rio Solimões da Ufam, sob o tema “Darwin, a Teoria da Evolução e o Meio Ambiente” e inaugurará um medalhão em homenagem a Alfred Russell Wallace, conhecido como o “naturalista esquecido”, que teve fundamental importância na construção da Teoria da Evolução.

Mais informações nos sites: http://www.britishcouncil.org.br e http://www.sbpcnet.org.br/manaus

(Informações da Assessoria de Comunicação do British Council)