UFRJ comemora 150 anos da Teoria da Evolução

quinta-feira, novembro 26, 2009

JC e-mail 3898, de 26 de Novembro de 2009.

27. UFRJ comemora 150 anos da Teoria da Evolução

Exposição "Charles Darwin: olhar, obra e ecos", organizada pelo Instituto de Biologia (IB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) será aberta oficialmente na sexta-feira, dia 27

[NOTA DO BLOGGER: Quais serão os ecos que serão 'ouvidos' nesta exposição: SÍNTESE EVOLUTIVA AMPLIADA que não deve, e nem pode ser selecionista? A incorporação das teses do Design Inteligente como a complexidade irredutível de sistemas bióticos e a informação complexa especificada?]

A exposição comemora os 150 anos de publicação do livro "A Origem das Espécies", lançado em 24 de novembro de 1859. A mostra ocupará os dois andares do Centro de Ciências da Saúde, no campus da Ilha do Fundão.

No primeiro, será retratada um pouco da vida e da obra de Darwin, que formulou a Teoria da Evolução, uma das bases da biologia moderna. Já no segundo andar, a exposição "A origem do voo" apresentará aspectos da biologia da evolução do voo nos vertebrados, comparando o processo dos morcegos, aves e pterossauros - répteis voadores do período Mesozóico.

[NOTA DO BLOGGER 1: A teoria da evolução por meio da seleção natural também é de Alfred Russel Wallace]

Para Cláudia Russo, chefe do Departamento de Genética e organizadora da exposição, a iniciativa resgata importantes preceitos elaborados por Darwin. "'A Origem das Espécies' é um livro-chave, porque muda a nossa concepção sobre nós mesmos. O ser humano deixa o seu pedestal e se transforma em apenas mais uma das espécies desse planeta. Mostra-nos que não somos donos dele, mas um de seus habitantes e, por isso, devemos cuidá-lo", afirmou.

[NOTA DO BLOGGER 2: Nós realmente precisamos de Darwin para dizer sobre a nossa verdadeira condição 'humilde'? Eu acho que não. Há outros relatos de povos primitivos e de textos sagrados que falam a respeito de nossa origem bem mais 'humilde' do que a proposta por Darwin, bem como tomar conta deste planeta, y otras cositas mais. O Origem das Espécies se propôs explicar como que as espécies surgiram, mas, segundo Ernst Mayr, Darwin falhou completamente].

A exposição será oficialmente aberta nesta sexta-feira, dia 27, às 11h, no hall do bloco A do Centro de Ciências da Saúde.

[NOTA DO BLOGGER: Uma estátua de Darwin será inaugurada na entrada do IB da UFRJ. E a do Wallace, gente? Ora, aos perdedores as batatas!]

(Com informações da Assessoria de Comunicação da UFRJ)