Lançado o website do livro Explore Evolution: “Further Debate” [Mais debate]

terça-feira, janeiro 26, 2010

Desde a sua publicação em 2007, o livro-texto de ciência inovador Explore Evolution: The Case For and Against Neo-Darwinism [Explore a evolução: o caso a favor e contra o neodarwinismo] ajudou a inovar uma nova maneira de ensinar sobre a evolução, uma baseada no próprio reconhecimento de Charles Darwin de que “uma conclusão satisfatória só poderá ser alcançada através do exame e do confronto dos fatos e argumentos em prol deste ou daquele ponto de vista.”

O objetivo original do Explore Evolution foi o de provocar a discussão sobre a evolução darwiniana, e como tem provocado discussão!




Esta semana o Discovery Institute lança o website extensivo “Further Debate” [Mais debate] inspirado pelo livro na esperança de encorajar ainda mais a discussão. O novo site oferece respostas convincentes a uma variedade de resenhas críticas do livro escritas por darwinistas ao longo dos últimos dois anos, incluindo uma “resenha” desesperadamente inexata montada pelo National Center for Science Education que defende o ensino somente de Darwin.

Explore Evolution foi escolhido para ser atacado pelo lobby de Darwin porque ele promove o pensamento crítico e fornece uma discussão equilibrada da evidência científica. Os ideologistas pró Darwin estão temendo que os alunos pensem por si mesmos quando forem expostos a dados e opiniões científicas conflitantes. Eles têm razão de estarem com medo, porque a abordagem do Explore Evolution está sendo aceita. O livro-texto foi adotado para ser usado por 25 escolas públicas e 11 universidades. Educadores em mais 14escolas e instituições educacionais usam o texto como um recurso suplementar. Na Grã-Bretanha, uma edição britânica do livro-texto foi lançada no começo de 2009, e milhares de cópias do livro-texto foram distribuídas para bibliotecas no final daquele ano. Na Ásia, uma edição coreana do livro-texto está sendo preparada.

Na maior parte, os darwinistas responderam ao livro Explore Evolution com a sua costumeira mistura caduca de ataques ad hominem e irrelevantes. A principal dentre as afirmações falsas sobre o Explore Evolution é o velho e cansado refrão de que o livro promove “criacionismo.” É lógico que não. Nós esperamos que o novo site “Further Debate” irá encorajar os professores, estudantes, e outras pessoas interessadas na evolução a explorar a evidência e argumentos por si mesmos.

Postado por Robert Crowther às 2:01 PM | Permalink

NOTA DESTE BLOGGER:

Uma edição em português está sendo preparada e será apresentada ao MEC/SEMTEC/PNLEM ainda em 2010.



Atenção alunos do ensino médio e universitários: visitem o novo site e fiquem sabendo tudo aquilo a favor e contra a teoria da evolução através da seleção natural que a Nomenklatura científica não quer que você saiba e que persegue e destroi carreiras acadêmicas do que ousam 'mijar' fora do caco de Down! Depois, encostem seus professores de Biologia na parede, peçam explicações, provoquem o debate em salas de aula, pois atualmente não há uma teoria da evolução mandando no pedaço: estamos operando num vazio epistêmico.


Fui, nem sei por que, me lembrando de meu tempo de agitador estudantil comunista...