O fato, Fato, FATO da evolução 'caganer'

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Eu escrevi para os fabricantes de bonecos Caganer em Girona, na Espanha, perguntando se eles tinham um boneco 'caganer' de Darwin. Afinal de contas, se a rainha da Inglaterra, o Lula, o Barack Obama, o Maradona, o Ronaldinho Gaúcho, e até o papa Bento XVI foram 'honrados' com tal picardia catalã, por que não Darwin, o homem que teve a maior ideia que toda a humanidade já teve?

Os 'caganers' de Girona não me responderam. Mas, eis o fato, Fato, FATO da evolução em ação ocorrendo diante de nossos olhos:



Papa Bento XVI


Charles Robert Darwin

Este fenômeno evolutivo ocorreu devido a uma pressão seletiva em um nicho NOMA, onde dois magistérios não interferem nas esferas alheias, mas onde a palavra final é dada pelas autoridades magisteriais. [*]

Gente, do que o fato, Fato, FATO da evolução não é capaz...

Ah, ia me esquecendo, mas a Caganer da Espanha está deixando de faturar muitos euros... Quem sabe os nossos artistas nordestinos da escola do mestre Vitalino resolvem topar esta parada?

Fui, nem sei por que, pensando que um gene 'Macaco Simão' (Folha de São Paulo), deve ter se instalado na população Amazonensis darwinianus, da qual descendo evolucionariamente e diretamente, é que deve ter feito com que eu fizesse isso (pesquisas recentes dizem que não há livre vontade nos humanos, pois a evolução diz assim). Portanto, como não sou livre agente, não há imoralidade, injustiça, ou falta de respeito nenhuma contra Darwin: no universo evolucionista não existe moralidade.

[*] NOMA é Non-Overlapping MAgisteria, tese elaborada por Stephen Jay Gould no seu "Nonoverlapping magisteria", Natural History 106 (March 1977): 16-22.