Brasília terá centro avançado de sequenciamento de genomas

terça-feira, março 30, 2010

JC e-mail 3979, de 30 de Março de 2010.

15. Brasília terá centro avançado de sequenciamento de genomas

Centro de Genômica de Alto Desempenho do Distrito Federal (Genômica-DF) será inaugurado nesta quarta-feira, dia 31 de março

A instalação do Genômica-DF é fruto de uma parceria técnico-científica entre a Universidade Católica de Brasília (UCB), a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, a Embrapa Agroenergia, a Universidade de Brasília (UnB), a Policia Civil do Distrito Federal (PCDF) e o Laboratório Central de Saúde do Distrito Federal (Lacen-DF), com apoio financeiro da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

"Este laboratório será um centro de referencia para o Brasil", salienta Ruy Caldas, diretor da Pós-graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da UCB. O diretor enfatiza que o centro terá uso compartilhado entre as instituições. O sucesso do empreendimento também se deve à atuação de uma equipe multidisciplinar, incluindo especialistas de várias áreas, como a genética, biologia molecular, bioquímica, metagenômica, bioestatística e bioinformática.

"O diferencial do Genômica-DF será a capacidade de sequenciar em grande escala, como nunca ocorreu antes no país", revela Ruy Caldas. Em 2001, no projeto Genoma Nacional, para sequenciar uma bactéria foram necessários 2 anos, 25 sequenciadores e 100 pessoas atuando. Com este novo laboratório, usando as novas tecnologias de alto desempenho, em 20 dias é possível sequenciar 8 bactérias com apenas uma única pessoa, ressalta a gerente do Genômica-DF, Alessandra Reis.

A equipe gestora do centro já sequenciou os primeiros genomas no Brasil de eucalipto, duas variedades de arroz tolerantes à seca e a bactéria do Cerrado Paenibacillus ourofinensis. Além disso, a pesquisadora da Embrapa Agroenergia Betânia Quirino antecipa que já estão programados os sequenciamentos de genomas do pinhão-manso, espécie potencial para a produção de biodiesel, análise dos microrganismos encontrados nos solos da Amazônia e análises de genes expressos em pacientes com leucemia.

As instalações do Genômica-DF permitirão o sequenciamento de cadeias de DNA de quaisquer amostras, sejam elas de bactérias, animais, plantas, seres humanos ou qualquer outro ser vivo. Com a realização desse trabalho será possível compreender melhor as características genéticas do material analisado e então propor alterações que favoreçam seu desenvolvimento. A agricultura, por exemplo, é uma área que tem muito a ganhar com essa tecnologia.

A estrutura

Os recursos disponibilizados pela FAP-DF propiciaram aquisição de duas plataformas de sequenciamento de última geração: o Genome Analyzer, da Illumina, e o 454 Titanium, da Roche, além de outros equipamentos acessórios e da infraestrutura laboratorial adequada para o funcionamento do centro. "O Genômica DF está instalado na Universidade Católica de Brasília, sendo o único centro que conta com ambas as plataformas em toda a América do Sul", lembra o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Dario Grattapaglia.

A principio, adianta Grattapaglia, serão feitos sequenciamentos de materiais provenientes de ações das instituições parceiras, em especial as demandas dos projetos do Programa Pronex, uma iniciativa que conta com a parceria do CNPq no apoio a núcleos de pesquisa já consolidados. "A proposta é de que no futuro atendam a demandas externas, em um sistema de prestação de serviços especializados", reforça.

Com essas novas técnicas, é possível sequenciar com grande rapidez e com custo muito menor do que era feito apenas há alguns anos. "Com o Genômica-DF, o Distrito Federal tem condições de liderar, em nível nacional, a área da genômica", conclui Ricardo Krüger, professor da Universidade de Brasília (UnB).

(Assessoria de Comunicação do CNPq, com informações das Assessorias de Imprensa da Embrapa e da UCB)