Fapesc seleciona pesquisadores para intercâmbio na Alemanha

terça-feira, março 30, 2010

JC e-mail 3979, de 30 de Março de 2010.

29. Fapesc seleciona pesquisadores para intercâmbio na Alemanha

Chamada é voltada para doutorandos e doutores

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc) divulgou chamada para seleção de pesquisadores e doutorandos interessados em estudar na Alemanha.

O edital prevê duas modalidades de intercâmbio: "Intercâmbio de Cientistas de Alto Nível" e "Estadias de Curta Duração para Doutorandos". Os programas são financiados pela Fapesc e pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e prevêem pagamento de passagens aéreas e bolsas de estudos. A agência brasileira investirá R$ 117 mil na iniciativa.

Os pesquisadores poderão ficar na Alemanha de três semanas a três meses, enquanto os doutorandos têm direito a permanecer entre dois e seis meses.

Para concorrer, além de vinculado a alguma instituição de pesquisa e ensino de Santa Catarina, os candidatos devem morar no estado há pelo menos dois anos e ter conhecimentos de alemão atestados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ou pelo Instituto Goethe, responsável pela certificação de língua alemã no Brasil. Além disso, é necessário projeto de pesquisa, no caso de quem ainda está no doutorado, ou plano de trabalho, para aqueles já no mercado de pesquisa.

Não há prazo para envio de propostas. Mais informações no edital http://www.fapesc.sc.gov.br/arquivos/22122009cp_daad_17_2009.pdf ou com a coordenadora geral da cooperação internacional da Fapesc, Sonia Pereira Laus ( sonialaus@fapesc.sc.gov.br.)