T-Rex assombrou o sul também

sexta-feira, março 26, 2010

JC e-mail 3977, de 26 de Março de 2010.

20. T-Rex assombrou o sul também

Fóssil é encontrado na Austrália

Ossos de um pequeno antepassado do animal - uma das assustadoras estrelas do filme "Parque dos dinossauros", de Steven Spielberg - foram achados na Austrália, provando que ele também habitou o Hemisfério Sul.

Até então, acreditava-se que esse grande predador tinha assombrado apenas o Hemisfério Norte. A descoberta está em um estudo divulgado pela revista "Science". O osso de quadril de 30 centímetros foi encontrado em uma caverna em Victoria.

De acordo com Roger Benson, do Departamento de Ciências da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, um dos autores do estudo, o osso "é certamente" de um tiranossauro porque, segundo ele, esse tipo de animal tinha ossos do quadril singulares.

- Trata-se de uma importante descoberta, pois os fósseis dos tiranossauros só haviam sido encontrados no Hemisfério Norte. Alguns cientistas pensavam que eles nunca tinham chegado até o Sul - disse Benson sobre o estudo, que contou também com a participação de pesquisadores da Universidade de Melbourne.

As análises do fóssil indicam que o osso pertencia a um animal que media cerca de três metros de comprimento e pesava aproximadamente 80 quilos, com a cabeça grande e os braços pequenos que caracterizam os T-Rex.

O tiranossauro - pequeno apenas pelos padrões da espécie - foi identificado como NMV P186069 e viveu há cerca de 110 milhões de anos. Os TRex mediam mais de 12 metros de comprimento e pesavam cerca de quatro toneladas.

Eles viveram há aproximadamente 70 milhões de anos, no final do período cretáceo.

Para Paul Barrett, do Museu de História Natural de Londres, que não participou do estudo, a ausência dos tiranossauros nos continentes do sul parecia ser um fato estranho. Segundo ele, fósseis de outros tipos de dinossauros considerados típicos do norte já haviam aparecido no sul.

- A descoberta sugere a possibilidade de que se descubram restos na África e América do Sul.

(O Globo, 26/3)