Alemanha quer ampliar intercâmbio estudantil com Brasil

quinta-feira, abril 15, 2010

15/4/2010

Agência FAPESP – O governo da Alemanha pretende intensificar o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação do país com o Brasil.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (13/4), pela ministra da Educação e Pesquisa da Alemanha, Annette Schavan, em conferência no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


Anúncio foi feito pela ministra da Educação e Pesquisa da Alemanha, Annette Schavan, que esteve na Unicamp para definição de um programa para alunos de graduação e pós-graduação (foto: Unicamp)

As ações de cooperação – que envolvem a definição de um programa de intercâmbio – estão previstas dentro das comemorações do Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com a Unicamp, a ministra destacou que a Alemanha considera o Brasil um parceiro estratégico na América Latina para a formulação de soluções e propostas inovadoras que possam contribuir para que o mundo avance em direção ao desenvolvimento sustentável.

Atualmente, estão em vigor 230 convênios de colaboração entre universidades brasileiras e alemãs. Em contrapartida, existem cerca de 1,2 mil empresas alemãs no Brasil, grande parte delas (cerca de 800) no Estado de São Paulo.

A Unicamp mantém atualmente 11 convênios de cooperação com universidades e institutos de pesquisa da Alemanha.

Mais informações: www.unicamp.br/unicamp/