Manaus terá curso de capacitação em jornalismo científico

quarta-feira, abril 14, 2010

JC e-mail 3988, de 13 de Abril de 2010.

27. Manaus terá curso de capacitação em jornalismo científico

Centro Universitário Luterano de Manaus, no Amazonas, oferecerá o curso "Ciência e Midia: Curso de Capacitação em Jornalismo Científico", nos dias 29 e 30

O objetivo do curso é aprimorar a prática noticiosa relacionada a ciência, fornecendo as ferramentas necessárias para a reflexão sobre os mecanismos e processos da cobertura de temas de relacionados à C&T por profissionais de diversos meios de comunicação (jornais, telejornais, rádio, internet etc).

O público específico serão os jornalistas que trabalham com cobertura de trabalhos na área e interessados no tema. Alunos de graduação em comunicação social com habilitação em jornalismo também podem participar.

Segundo o diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Sena, que também é um dos idealizadores e parceiros na realização do curso, Manaus precisa de iniciativas como esta. "A intenção desta atividade é promover a participação dos profissionais das redações e contribuir para um salto na qualidade da divulgação científica no Estado do Amazonas a exemplo do que a Fapeam já faz por meio de um programa de divulgação científica", afirmou.

Inscrição

Para ocupar uma das 100 vagas gratuitas disponíveis no curso, os interessados devem preencher e assinar o formulário de inscrição e entregá-lo à Secretaria Acadêmica do ILMD/Fiocruz, junto com o diploma de conclusão de curso superior no caso dos profissionais ou declaração original de matrícula com data atualizada, no acaso dos estudantes, no período de 12 a 25 de abril.

O curso terá uma carga horária de 16 horas-aulas e foi elaborado pela jornalista e coordenadora do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica da Fiocruz no Rio de Janeiro, Luisa Massarani.

Segundo o coordenador local do curso, Júlio César Schweickart, este curso tem o objetivo de tratar da questão do jornalismo científico de modo que as pessoas se integrem às questões da ciência.

"Nós, como instituição científica, encontramos muita dificuldade em como propor, em como divulgar pesquisas e resultados realizados. Este encontro é para juntar jornalistas e cientistas e debater esta temática, as dificuldades encontradas. Além de trazer experiências bem sucedidas, com jornalistas de renome nacional e jornalistas locais que têm tratado desta temática para refletir situações", afirmou.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria Acadêmica da Fiocruz na Amazônia pelos telefone (92)3621-2350 ou na Fapeam, pelo telefone (92)3878-4011.

O curso tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), sendo realizado por meio de parcerias entre o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz na Amazônia), o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, a Coordenadoria de Comunicação Social/Fiocruz, a Rede Iberoamericana de Monitoramento e Capacitação em Jornalismo Científico e o Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted).

Mais informações, http://amazonia.fiocruz.br/fiocruz/uploads/institucionais/181/Curso_em_Jornalismo_Cientifico.pdf

(Agência Fapeam)