Morre o professor Attílio Giarola

sexta-feira, abril 16, 2010


16/4/2010

Agência FAPESP – Morreu na madrugada de quinta-feira (15/4), aos 79 anos, Attílio José Giarola, professor emérito da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC-Unicamp).

Giarola formou-se em engenharia mecânica e elétrica em 1954 pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Obteve o título de mestre em 1959, e o de doutor em 1963, ambos pela Universidade de Washington, em Seattle, Estados Unidos.


Professor emérito da engenharia elétrica da Unicamp também atuou no ITA e em instituições norte-americanas (foto: Unicamp)

Lecionou no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), na Universidade de Seattle e na Universidade de Washington.

Em 1962, ingressou na companhia norte-americana Boeing, na qual foi responsável por pesquisas sobre detectores infravermelhos e dispositivos de micro-ondas.

De 1968 a 1974, foi professor associado na Universidade Texas A&M e na College Station, ambas nos Estados Unidos. Nessas instituições, conduziu pesquisas com eletromagnetismo.

Giarola ingressou na Unicamp em 1975 no antigo Departamento de Engenharia Elétrica que deu origem à FEEC. Naquela universidade, ele foi responsável pela implantação e pelo desenvolvimento do programa de pesquisa em antenas, micro-ondas e dispositivos ópticos. Seu trabalho foi focado nas pesquisas com micro-ondas e em circuitos de rádio frequência (RF).

“Logo se projetou como um professor inspirado, um pesquisador e orientador prolífico e um administrador competente”, relembra o professor Max Henrique Machado Costa, atual diretor da FEEC-Unicamp.

Giarola também coordenou a Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG) da Unicamp e, em 1995, recebeu da universidade o título de professor emérito.

“Ele é um dos fundadores da pós-graduação da Unicamp”, destacou o professor Evandro Conforti, do Departamento de Micro-ondas e Óptica da FEEC, que foi orientando de doutorado de Giarola e com o qual trabalhara desde 1981.

Conforti destacou a seriedade e a dedicação do professor Giarola. “Ele continuou trabalhando mesmo depois de aposentado e só parou após ser obrigado pelos médicos. Ele colocava os interesses da instituição em primeiro lugar e praticava a recompensa pelo mérito”, disse à Agência FAPESP.

Segundo Conforti, Giarola é um dos fundadores da pesquisa em micro-ondas no Brasil e parte de seu legado científico permanece nos grupos de pesquisa nessa área que ajudou a formar, destacadamente, na Universidade Federal do Pará, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Universidade Federal de Campina Grande e na Universidade de Brasília.

Foi também presidente da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica de 1987 a 1989. Foi um dos primeiros brasileiros a ser nomeado membro sênior do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) por mérito científico.

O corpo do professor Attílio Giarola foi sepultado ontem à tarde no cemitério Flamboyant, em Campinas