Seminário na Capes debate os novos paradigmas da comunicação científica

terça-feira, abril 20, 2010

JC e-mail 3993, de 20 de Abril de 2010.

3. Seminário na Capes debate os novos paradigmas da comunicação científica

1º Seminário da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) acontece nos dias 26 e 27 de abril, em Brasília, com o tema "A Capes e os Novos Paradigmas da Comunicação Científica"

O evento destina-se a membros da comunidade científica, representantes do Ministério da Educação e do Governo Federal. A programação inclui debates sobre mudanças na ciência e tecnologia, o portal de periódicos da Capes e o papel das revistas nacionais no cenário internacional, novas formas de divulgação científica, banco de dados e aprimoramento de artigos para publicação internacional.

Entre os participantes, estarão o diretor de educação da Pós-Graduação do Ministério da Educação Superior de Cuba, Julio Castro; o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ex-presidente da Capes, Abílio Baeta Neves; Benedito Barraviera, do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da Universidade Estadual Paulista (Unesp); Bernardo Esteves, editor da Ciência Hoje On-line; Gilson Luiz Volpato, da Unesp; Else Vieira, pesquisadora titular da Faculdade Queen Mary, da Universidade de Londres (Reino Unido); José Palazzo e Jairton Dupont, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre outros.

Para a abertura do seminário está prevista a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, e do presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães.

Mais informações na página da Capes: www.capes.gov.br

+++++

PERGUNTA CAUSTICANTE DESTE BLOGGER:

Por que não abordar temas polêmicos e controversos sobre o status de determinadas 'darling' da Nomenklatura científica? Que uma certa teoria do século 19, recauchutada no século 20, à beira de revisão no século 21, não fecha as contas em um contexto de justificação teórica? Mas isso é shiboleth que a KGB, oops revisores paritários, peer-reviewers é très chic, chérie, très chic, impedem a publicação?

Que venga la nueva teoría de evolución - a Síntese evolutiva Ampliada, que pela montanha de evidências em várias áreas científicas, não pode e nem deve ser selecionista. Mas isso você só lê aqui através deste blog considerado persona non grata na Nomenklatura científica. Eu sei do que estou falando...

Darwin morreu, gente!!! Viva Darwin!!!