Ernst Mayr 'falou e disse': a biologia não tem leis naturais como tem a física

quarta-feira, novembro 24, 2010

Ernst Mayr - 1904-2005 (PLoS One)

"Uma das coisas surpreendentes que eu descobri no meu trabalho de filosofia da biologia é que, quando se considera as ciências físicas, qualquer nova teoria é baseada numa lei, numa lei natural. Mas, como diversos filósofos importantes têm declarado, e eu concordo com eles, não existem leis em biologia assim como aquelas da física. Os biólogos frequentemente usam a palavra lei, mas para algo ser uma lei, não tem que ter exceções. Uma lei tem que estar além do espaço e tempo, e portanto não pode ser específica. Embora cada verdade geral em biologia seja específica. As "leis" biológicas são restritas a certas partes do mundo vivo, ou certas situações localizadas, e elas são restritas no tempo. Assim, nós podemos afirmar que as suas leis não são leis biológicas, exceto em biologia funcional que, como eu afirmo, está muito mais próxima das ciências físicas, do que da ciência histórica da evolução." [*]

+++++

[*] "One of the surprising things that I discovered in my work on the philosophy of biology is that when it comes to the physical sciences, any new theory is based on a law, on a natural law. Yet as several leading philosophers have stated, and I agree with them, there are no laws in biology like those of physics. Biologists often use the word law, but for something to be a law, it has to have no exceptions. A law must be beyond space and time, and therefore it cannot be specific. Every general truth in biology though is specific. Biological "laws" are restricted to certain parts of the living world, or certain localized situations, and they are restricted in time. So we can say that their are no laws in biology, except in functional biology which, as I claim, is much closer to the physical sciences, than the historical science of evolution."

What evolution is, in EDGE

+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

Em palestras, conferências e simpósios dos quais participo, quando afirmo que a evolução é uma ciência de longo alcance histórico tem gente que pensa que eu estou blefando. Eu fico admirado é que muitos darwinistas desconhecem esta classificação teórica. 


Como ciência histórica, a teoria da evolução através da seleção natural (e n mecanismos evolucionários de A a Z), tem certas dificuldades tanto no contexto de justificação teórica e deficiências fundamentais no seu arcabouço teórico: a inexistência de uma lei natural. Que eu saiba, há somente o princípio da seleção natural.

O que eu gosto mesmo neste blog é ver evolucionistas do naipe de Ernst Mayr vindicar este blogger nas suas afirmações que soam estapafúrdias e infundadas para alguns da Nomenklatura científica e a Galera dos meninos e meninas de Darwin.

Fui, nem sei por que, dizendo: Ernst Mayr, muito obrigado, cara!!!