O blogger do Desafiando a Nomenklatura científica fazendo escola

terça-feira, novembro 16, 2010

No Observatório da Imprensa este blogger teve a oportunidade de fazer conhecida a expresão "Nomenklatura científica". Um dos mais importantes intelectuais brasileiros, Claudio Weber Abramo, escreveu a réplica intitulada Crítica nebulosa ao darwinismo ao meu artigo Crítica nebulosa ou devastadora ao darwinismo? 

Na sua introdução, Abramo afirmou: 

"Em artigo publicado neste Observatório [ver remissão abaixo], Enézio E. de Almeida Filho expõe considerações a respeito do neodarwinismo e de uma pretensa "cumplicidade" da mídia com o que denomina, com notável originalidade, de "Nomenklatura", a saber, um conjunto não-nominado de defensores ferrenhos da doutrina que ataca. Em resumo, Almeida Filho afirma que os meios de comunicação omitem o debate a respeito da evolução, acompanhando assim o que seria o interesse da mencionada "Nomenklatura".  

Abramo, suas palavras proféticas (argh, isso é como cometer um assassinato contra um ateu), foram confirmadas em declaração de Marcelo Leite, jornalista especial da Folha de São Paulo, que em encerramento de uma conferência sobre evolução na USP, declarou: "NÃO DAMOS ESPAÇO!". Esta máxima, que eu chamo de síndrome ricuperiana, é observada em toda a Grande Mídia Tupiniquim: O que Darwin tem de bom, a gente mostra; o que Darwin tem de ruim, a gente esconde!!!



Mas quanto a este blogger estar fazendo escola (baita santa presunção, hein???). John Hawks, no seu blog assim se expressou na pequena nota sobre as dificuldades taxonômicas do Iguanodon assim se expressou:


Darren Naish has written a nice discussion of the taxonomic difficulties of Iguanodon. It's a guest post at the Scientific American blog. Dinosaurs and hominins seem to be the most prominent cases where old taxonomic names end up causing problems, so it's nice to have clearly-written summaries that illustrate both the scientific issues and the involvement of the nomenklatura in resolving disputes.

+++++

Uau, o envolvimento da Nomenklatura em resolver as disputas, eu acho que o John Hawks também lê o meu blog. E o Abramo, um verdadeiro profeta!!!

Afinal de contas, 11 entre 10 darwinistas lêem o meu blog!!!