Instituto de Biologia da Unicamp ganha nova biblioteca

terça-feira, julho 26, 2011

26/07/2011

Agência FAPESP – A nova biblioteca do Instituto de Biologia (IB) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi inaugurada em 22 de julho.

Em um moderno prédio de dois pavimentos e 1.068 m2, com áreas para estudo individual e em grupo, auditório, videoteca, centro de memória, estantes deslizantes e rede de internet sem fio, a nova biblioteca abrigará um acervo composto por 22 mil volumes, que é considerado um dos maiores e melhores do país na área de ciências biológicas e biomédicas.


Com modernas instalações, prédio abrigará um dos maiores acervos do país na área de ciências biológicas e biomédicas (Unicamp)

Segundo a Unicamp, a nova Biblioteca do IB foi incluída no Planejamento Estratégico Institucional da universidade e construída com recursos do Plano de Expansão de Vagas da Graduação. O prédio ficou pronto em agosto do ano passado, mas ainda carecendo da infraestrutura interna, que foi concretizada com verbas da Reserva Técnica Institucional da FAPESP.

Os alunos estão se beneficiando da nova infraestrutura desde abril, quando os livros foram transferidos para o novo prédio a fim de viabilizar a reforma do espaço antigo, onde permaneceram apenas os periódicos.

De acordo com a diretora técnica do IB, Ana Rabetti, a nova biblioteca segue as novas tendências, dispondo de serviços eletrônicos de acesso às informações e disponibilizando documentos tanto via base de dados como pela internet.

“As teses estão todas digitalizadas e os sistemas de acesso a pesquisas e de empréstimos e devoluções de documentos também são informatizados. Em 2010, registramos 62 mil empréstimos e consultas a livros, periódicos e CDs, e 743 mil acessos às teses com 147 mildownloads”, disse Rabetti.