PD em modelagem climática com bolsa da FAPESP

terça-feira, julho 26, 2011

26/07/2011

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Avaliações de impactos e vulnerabilidade às mudanças climáticas no Brasil e estratégias de opções de adaptação” oferece uma posição de bolsa de pós-doutorado de dois anos no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Cachoeira Paulista (SP), para desenvolver pesquisa em modelagem climática regional na América do Sul usando o modelo regional Eta.

Um dos objetivos do projeto é melhorar o entendimento dos impactos das mudanças climáticas e identificar as regiões que potencialmente possam ser afetadas por essas mudanças, assim como das vulnerabilidades das pessoas que morem nessas áreas de risco no Brasil.



Projeto Temático no Inpe tem oportunidade de pós-doutoramento para desenvolver pesquisa em modelagem climática regional na América do Sul (Inpe)

Os setores envolvidos são: recursos hídricos, sistemas sociais, desastres naturais de origem meteorológica e megacidades. Os candidatos deverão ter experiência em modelagem climática regional (desenvolvimento do modelo e efetuar testes e rodadas).

O trabalho se concentrará em estudos de mudança climática sobre a América do Sul, usando os modelos globais do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e outros, como condições de contorno para o modelo regional Eta – versão para mudanças climáticas.

O trabalho vai consistir de efetuar rodadas em alta resolução do modelo Eta no nível multidecadal, incluindo análises de extremos para o clima do presente e futuro.

Mais informações sobre o projeto: www.ccst.inpe.br.

Os candidatos deverão enviar currículo vitae, cartas de duas referências e uma carta explicando o interesse na vaga em modelagem climática. Os documentos deverão ser enviados em formato PDF para o coordenador do projeto, José Marengo Orsini (Jose.marengo@inpe.br), até o dia 30 de julho de 2011.

Os candidatos serão contatados para entrevista, pessoalmente ou por Skype ou telefone.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais), Reserva Técnica e Auxílio Instalação. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis emwww.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão publicadas no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.