Eloi S. Garcia 'falou e disse': a ciência é mais perguntas do que respostas!!!

terça-feira, julho 31, 2012

JC e-mail 4550, de 30 de Julho de 2012.


Eloi S. Garcia é pesquisador da Fiocruz e do Inmetro, e membro da Academia Brasileira de Ciências. Artigo enviado ao JC Email pelo autor.

A ciência e tecnologia têm enfrentado, muitas vezes, a incompreensão e desconfiança da população, sobretudo devido ao financiamento dessas atividades relacionadas ao conhecimento e que é fundamental para o desenvolvimento social. Muitas das vezes os descobrimentos científicos demoram a ter impacto social visível e ser notados pela população, por não saber quando eles serão relevantes no futuro.

A sociedade almeja mais o futuro do que se acredita. Nos próximos 50 anos a expectativa de vida de um cidadão será muito maior do que hoje e isto se deverá ao aumento do conhecimento científico básico, que tem um impacto enorme na vida, bem como na luta contra a ignorância e a favor da educação.

A ciência e tecnologia é uma forma de conhecer a realidade da vida. Nelas se encontram a arte, na busca da beleza oculta da natureza, e o conhecimento objetivo, inteligente, que é totalmente imprescindível para a humanidade.


[NOTA DESTE BLOGGER 1: O Eloi S. Garcia, um membro da Academia Brasileira de Ciências, afirma que a ciência é uma forma de conhecer a realidade da vida! Existem outras formas de conhecer a realidade? Será que a Nomenklatura científica vai emitir um Manifesto, vai enviar uma carta ao Presidente da Academia Brasileira de Ciências deplorando esta afirmação subjetiva de Eloi S. Garcia sobre a realidade de a ciência ser apenas uma forma de conhecer a realidade? Quais são as outras? Ele não elaborou... Ciência? Não existe ciência! Existem ciências! Método científico? Não existe método científico. Existem métodos científicos, pois cada ciência tem seus métodos de inquirição peculiares! Acho que o Eloi anda lendo os teóricos do Design Inteligente...]

É muito triste não ver a beleza da ciência, não compreender a natureza, pois ciência mais que as respostas são as perguntas realizadas.

[NOTA DO BLOGGER 2: Será que o Francisco Salzano, Sergio Danilo Junho Pena et al vão escrever uma carta ao Presidente da Academia Brasileira de Ciências contra a afirmação do Eloi S. Garcia de a ciência ter limites heurísticos assim como fizeram com o Prof. Dr. Marcos Nogueira Eberlin, Unicamp???]

A população deve ver na educação e na ciência recursos enormes de imaginação, curiosidade e espírito crítico, fontes de novas ideias, visões e formas de resolver os problemas, analisar situações do dia a dia. 

[NOTA DO BLOGGER 3: Será que a Sociedade Brasileira de Genética vai escrever outro Manifesto (chamei aqui de "estudantada") porque o Eloi S. Garcia afirmou que a imaginação, curiosidade e espírito crítico são fontes de novas ideias científicas? Quer ideia científica mais revolucionária do que sinais de inteligência são detectados na natureza? Por que proibir sua investigação??? É por que vai revelar a falência fragorosa dos atuais paradigmas defendidos com unhas e dentes pela Nomenklatura científica???]

Mas é necessário que cada vez mais os pesquisadores e cientistas revelem a relação entre o que fazem no laboratório e os benefícios futuros que serão aproveitados pela população.

O cientista deve se aproximar mais da sociedade que o financia e paga seu salário. É importante demonstrar a importância de atividade científica para bem-estar, desenvolvimento e riqueza de um país.

* A equipe do Jornal da Ciência esclarece que o conteúdo e opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do jornal.