Michael Behe no IV Simpósio Internacional Darwinismo Hoje, na Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo-SP

quarta-feira, outubro 17, 2012

IV Simpósio Internacional Darwinismo Hoje

Conferencistas

Palestrante Internacional

Prof. Dr. Michael J. Behe – Possui doutorado em bioquímica pela University of Pennsylvania (1978). É professor de ciências biológicas na Lehigh University e pesquisador do Discovery Institute's Center for Science and Culture. Além de mais de 35 artigos em periódicos bioquímicos, e editoriais em jornais e revistas de ampla circulação, ele já publicou três livros dos quais A Caixa Preta de Darwin (Jorge Zahar, 1997) foi muito resenhado e considerado um dos 100 livros mais importantes do século 20 de acordo com a revista National Review and World. Esse livro discute as implicações para o neo-Darwinismo do que ele chama de sistemas bioquímicos “irredutivelmente complexos”, isto é, com sistemas moleculares na célula que exigem múltiplos componentes a fim de funcionar.

Palestrantes Nacionais

Prof. Dr. Aldo Mellender de Araújo – Possui graduação em História Natural (1967) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973). Realizou estágios na University of Liverpool (1975) e na Cornell University (1976), sobre história da genética e evolução. Atualmente é professor titular do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IB - UFRS), atuando na área de história e epistemologia das ideias sobre evolução biológica. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Ecológica, atuando principalmente nos seguintes temas: seleção sexual, seleção de parentesco, evolução biológica. Possui vários artigos e capítulos de livros publicados.

Prof. Ms. Eduardo Rodrigues da Cruz – Possui graduação e pós-graduação tanto em física (pela USP) quanto em teologia. Seu doutorado em Teologia foi obtido pela Lutheran School of Theology at Chicago, em associação com a University of Chicago (1987), e seu Pós-Doutorado no Institute for the Advanced Study of Religion na mesma instituição (1993). É professor da PUC/SP desde 1979 junto ao Depto. de Teologia e Ciências da Religião. Com vários livros, capítulos de livros e artigos em periódicos publicados, tem também recebido vários auxílios da Fundação John Templeton. Sua pesquisa enfoca os seguintes temas: fundamentos da ciência da religião, ciência e religião, cultura científica moderna, ambivalência do progresso científico, e ciência no século xx e criação. É diretor do Centro Cardeal Arns de Estudos Interdisciplinares (CECREI) da PUC/SP.

Prof. Dr. Marcos Nogueira Eberlin – Graduação (1982), Mestrado (1984) e Doutorado (1988) em Química pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado no Laboratório Aston de Espectrometria de Massas da Universidade de Purdue, USA (1989-1991). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. É membro da Academia Brasileira de Ciências (2002) e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2005). É presidente (2009) da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas (IMSF) e vice-presidente da Sociedade Brasileira (BrMASS). Estuda a arquitetura química dos seres vivos, o que, objetivamente, significa buscar explicações científicas para a origem da vida. Já publicou cerca de 500 artigos científicos (2012) com mais de 6500 citações em áreas diversas da Química e Bioquímica, e Ciências dos Alimentos, Farmacêutica e dos Materiais.


+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

Este blogger, mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica, São Paulo (2008) vai ter o privilégio de estar junto desses cientistas e apresentar a oficina 
"Aspectos científicos da teoria do Design Inteligente no contexto de justificação teórica", dia 23/10 às 14:30.