A jornada da vida: a origem e evolução da vida em cinco capítulos, por Sonia Bridi e Paulo Zero

domingo, novembro 23, 2014

Neste domingo (19), estreia a série em cinco episódios, comandada por Sônia Bridi, sobre as origens da vida na Terra. Desde que surgiu na Terra, a vida segue uma jornada. O Fantástico viajou o mundo para falar sobre a evolução do homem e de outros seres vivos.

A série vai contar as origens dos seres vivos na Terra e a adaptação deles ao meio ambiente. A jornada dos repórteres Sônia Bridi e Paulo Zero passou pelos lugares que armazenam mais informações sobre a evolução das espécies.

Na remota ilha de Socotra, no Oceano Índico, vivem plantas que existem apenas ali e em nenhum outro lugar do mundo, por causa do isolamento da ilha. O resultado são árvores que sobreviveram graças a fantásticas estratégias de adaptação. Elas têm um formato pouco comum, que não parece feito pela natureza, mas sim um cenário de ficção científica.

Nos Estados Unidos, outros exemplos incríveis de adaptação: as milenares sequoias gigantes e os pinheiros longevos da Califórnia, que criaram soluções para condições extremas de temperatura e umidade. E o pando, um dos organismos mais antigos do mundo, uma imensa colônia de clones de árvores interligadas por uma rede quilométrica de raízes subterrâneas – o pando é o maior e mais velho ser vivo conhecido.

Em Galápagos, nossa equipe refez a viagem que inspirou as conclusões mais importantes de Darwin sobre adaptação das espécies. No arquipélago do Pacífico, mostramos o programa de preservação das tartarugas gigantes e a riqueza da vida marinha.

A série conta ainda as origens do animal mais fascinante de todos: o ser humano. Na Etiópia, os maiores especialistas em paleontologia explicam de onde viemos, quem são nossos ancestrais e os 6 milhões de anos de evolução que resultaram no homem de hoje. Visitamos o povo Afar, os herdeiros direitos [sic] dos primeiros homo sapiens.

A jornada termina no Brasil, onde será recontada a história de Luzia, o fóssil humano mais antigo encontrado nas Américas, que ficou conhecida como a primeira brasileira. Ela viveu num ambiente hostil, rodeada pelos assustadores animais da megafauna. Sônia Bridi e Paulo Zero visitaram os sítios arqueológicos de Lagoa Santa, em Minas Gerais, e a Serra da Capivara, no Piauí, onde estão os registros mais antigos dessa história.

FONTE: Globo G1
+++++

NOTA DESTE BLOGGER:

Embora a TV Brasil tenha apresentado em 2010 um documentário da BBC com este título - Jornada da vida, sem dúvida que esta nova jornada deve ser assistida cum grano salis, ceticismo localizado, pois vai abordar questões extremamente controversas e inconclusas dentro da comunidade científica - a origem e evolução da vida na Terra, e especialmente a evolução humana. Apenas uma ressalva a Sonia Bridi e Paulo Zero - adaptação não é evolução. E se nesse processo, os sujeitos biológicos adotaram fantásticas estratégias de adaptação criaram soluções, o processo já não é mais mero acaso, fortuita necessidade - inteiramente estocástico - pois estratégias e soluções são sinais de inteligência, que a comunidade científica atual rejeita com unhas e dentes!

Após a exibição de cada capítulo, iremos comentar neste blog. Vai ser fantástico!