Denis Noble, da Universidade Oxford defende “revisão fundamental” no “neodarwinismo reducionista...” E a teoria da evolução não sofre crise epistêmica???

quarta-feira, março 22, 2017

Denis Noble, da Universidade Oxford defende uma “Revisão Fundamental” no “Neodarwinismo reducionista...”

David Klinghoffer | @d_klinghofferMarch 18, 2017, 2:00 AM – Vide aqui. 


Eis o novo livro de Denis Noble, biólogo da Universidade Oxford, Dance to the Tune of Life: Biological RelativityEle é um dos proponentes do Third Way of Evolution [Terceira Via da Evolução], e não defende o Design Inteligente.

Leia agora este comentário no livro, de Jos de Mul da Universidade Erasmus, em Roterdã, Holanda. Ele também não é proponent do DI:

"Neste livro pessoal e elegantemente escrito, o mundialmente renomado fisiologista e biólogo de sistemas, Denis Noble argumenta eficientemente a favor de uma revisão fundamental da teoria da evolução. Contra a abordagem reducionista, fundamentada nos genes do Neodarwinismo, que tem dominado a biologia por mais de um século, Noble apela veementemente a favor de uma abordagem mais integrada. Massivamente apoiado por recentes pesquisas empíricas pós-genômicas epigenéticas, o livro Dance to the Tune of Life aprofunda e sintetiza as ideias que Noble desenvolveu anteriormente no livro The Music of Life: Biology Beyond the Genome (2006) e em subsequentes escritos. Assim como a física newtoniana sofreu uma grande transformação no começo do século 20 devido à teoria geral da relatividade de Einstein, as ciências da vida estão enfrentando uma transformação não menos fundamental. O livro de Noble é uma leitura obrigatória para quem quer que queira entender essa transformação.

Isso é uma linguagem forte — uma “revisão fundamental” na teoria evolucionária, contra o “neodarwinismo reducionista…”, e comparável a como a “física newtoniana sofreu uma grande transformação no começo do século 20.” Enquanto isso as notícias de falsa ciência que saem da Grande Mídia e do National Center for Science Education [Centro Nacional para a Educação da Ciência] nos asseguram que o pensamento evolucionário está estabelecido tão firmemente quanto os Pilares de Hércules.

O livro foi publicado em janeiro de 2017 pela Cambridge University Press. Você não me acredita? Está lá na página da Amazon. Noble foi um dos organizadores e participantes do encontro da Royal Society em Londres que nós falamos tanto aqui.

A biologia evolucionária está em um estado à beira de fermentação, e em alguns círculos, de rebelião aberta. Não permita que os defensores de Darwin lhe digam o contrário.

Foto: Denis Noble, courtesia de Denis Noble [Copyright livre uso], via Wikimedia Commons.  

Sugestão: Günter Bechly.

Marcadores