Há esperança epistemológica para o darwinismo após Darwin???

domingo, julho 29, 2007

Todos os termos terminados em “ismo” denotam “ideologia”. Definir “a maior idéia que a humanidade já teve” [Dennett, menino bobalhão, menos que não é bem assim] como sendo “ideologia” é algo impensável para a maioria da Nomenklatura científica, da galera dos meninos e meninas de Darwin, e da Grande Mídia internacional e tabajara.

Intencionalmente eles usam termos terminados em “ismo”, para descaracterizar posições críticas, mesmo as científicas, e dos seus mais fortes críticos e adversários epistêmicos atuais: a turma do Design Inteligente.

Geralmente a Nomenklatura científica e a galera dos meninos e meninas de Darwin reagem dizendo que nós tão-somente utilizamos o termo “darwinismo” para denegrir a atual teoria especial e geral da evolução como se fosse simplesmente uma “ideologia”. Nada mais falso e verdadeiro: usamos o termo para definir a atual teoria da evolução e o que chamamos de “materialismo/naturalismo filosófico”.

Será que a Akademia também usa o termo “darwinismo” para definir a teoria da evolução? Aqui neste blog, a gente mata a cobra e mostra o pau: o termo “darwinismo” faz parte da nomenclatura pertinente ao evolucionismo [argh, isso é como cometer um assassinato epistêmico — teoria da evolução] usado amplamente pela Akademia:

Universidade de Leeds, 3 a 5 de setembro de 2007

Darwinismo após Darwin


Este evento é financiado pela British Society for the History of Science

Introdução

Antes das celebrações a caminho para o sesquicentenário de [Origem das Espécies] e o bicentenário de Darwin em 2009, esta conferência irá fornecer uma oportunidade de pensar novamente sobre o legado do darwinismo [SIC ULTRA PLUS 1], e os esforços dos historiadores em compreender esse legado.

O objetivo é encorajar novas perspectivas históricas e historiográficas [SIC ULTRA PLUS 2: Será???] sobre as idéias, práticas de pesquisas [SIC ULTRA PLUS 3: ir de encontro com a historiografia darwiniana “mainstream” pode??? Em qualquer lugar do mundo??? Sem sanções acadêmicas???], e amplos aspectos sócio-políticos relacionados com a teoria da evolução do último século 19 até o século 21[SIC ULTRA PLUS 4: uma cultura materialista pode influenciar na elaboração de uma teoria científica? Uma teoria científica pode ser elaborada para avançar a agenda materialista-filosófica? Perguntar não ofende!].

Os eventos agendados incluem:

Um discurso diretriz da conferência de Peter Bowler, considerando o estado da historiografia do seu trabalho sobre a evolução.

Richard Weikart, autor do livro controverso “From Darwin to Hitler” (2004) [SIC ULTRA PLUS 5: Se você escreve contra Darwin, se você não faz parte da turma do OBA, mas do EPA, a sua obra contra Darwin-ídolo é considerada controversa. Gente, desde a infância que eu adoro ser controverso, de remar contra a maré, de ir contra a onda, de não ser Maria-vai-com-as-outras, de não sofrer da “síndrome do soldadinho-de-chumbo”, de ousar pensar diferente da Akademia — “historiografia mainstream” é mais chique. Eu sigo a Galileu Galilei: “Eppur si muove”. Eu sigo aos “malditos”, pra azar da Nomenklatura científica e da Grande Mídia tupiniquim!!!], uma sessão de encontro de autor e seus críticos com Jonathan Harwood, Staffan Mueller-Wille, e Steve Fuller.

John van Wyhe, como que a internet pode trazer novidades nas perspectivas históricas [SIC ULTRA PLUS 6: Alô Grande Mídia Tupiniquim — a internet a cada dia mostra o papel ridículo que vocês fazem desde 1998 — uma crise paradigmática no darwinismo, e uma nova proposta teórica esta aí no pedaço há quase duas décadas, e vocês usaram tão-somente a macro Ctrl + Alt + Críticas a Darwin = criacionismo disfarçado, eles não sabem o que é ciência, e otras cositas mais: síndrome ricuperiana — “O que Darwin tem de bom, a gente mostra; o que Darwin tem de ruim, a gente esconde.”].

Discussões de mesas-redondas sobre as futuras direções no estudo da história da evolução [SIC ULTRA PLUS 7: O contraditório pode ser pensado em História da Ciência? Em Pindorama e alhures???].

Uma excursão à charneca Moor, numa viagem à “Charneca de Darwin”.

A conferência será realizada nos arredores aprazíveis de Devonshire Hall, à pequena distância de Headingly e da universidade, e há apenas 10 minutos de ônibus vindo da cidade.

Favor consultar a chamada de artigos a fim de participar.
Ajuda de custo de passagens disponíveis para os alunos de pós-graduação que estão apresentando trabalhos.
Para maiores informações, favor se referir ao Butler Eyles Fund

Os organizadores deste evento são:

Fern Elsdon-Baker (University of Leeds)
Gregory Radick (University of Leeds)
Vicky Blake (Durham University)
Melanie Keene (University of Cambridge)
Chris Renwick (University of Leeds)
Josipa Petrunic (University of Edinburgh)

Os fundos para este evento foram fornecidos por:

The British Society for the History of Science
The British Academy
The University of Leeds

Para maiores informações, envie e-mail para:
enquiries@darwinismafterdarwin.com